Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândianews: o que foi destaque no dia 23/10/2003

23 de outubro de 2007 - 07:01

Venditte pode ser o novo presidente do PMDB
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2003 14:07

Romão Maiorchini, presidente da Comissão Provisória do PMDB em Cassilândia, informa que domingo vai ser realizada convenção do partido, das 8 às 12 horas, na Câmara Municipal. Na oportunidade será eleito o novo diretório, que por sua vez votará em Valter Venditte, para presidente da executiva definitva.

Rotaract vende adesivos com o tema poleomielite
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2003 14:02

O Rotaract de Cassilândia está fazendo campanha de conscientização contra a poliomielite e vendendo adesivos sobre o tema, no valor de R$ 3. Julio Cesar Pascoal, presidente da entidade, disse que na sexta-feira, à noite, será feito um pedágio no centro da cidade.

Está sendo realizado o Seminário de Meio Ambiente
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2003 13:57

Está acontecendo, neste momento, na Escola Estadual de Cassilândia, o 2º Seminário de Agricultura e Meio Ambiente, promovido pela Universidade Estadual de MS e Prefeitura Municipal. O engenheiro agrônomo Sérgio Homma e o médico veterinário Luis Carlos Damate, da Korin, de Rio Claro, estão proferindo palestras sobre alimentos naturais e horta orgânica.
O dr. Luis Carlos, disse no programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, que é um grande problema para a saúde o uso de agrotóxico, porque além da contaminação, pode levar até a impotência sexual. Hoje, segundo ele, no Brasil, mais de 400 mil famílias estão contaminadas, até porque falham no manuseio.

Cassilândia vai aparecer na TV
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2003 09:36
João Pamplona

Uma equipe do Canal do Boi está em Cassilândia hoje, fazendo reportagens para o programa Municípios do Brasil . Segundo informações do repórter Mauro Sérgio, apresentador do programa, o objetivo é mostrar as potencialidades econômicas da cidade para todo o Brasil. Serão realizadas reportagens mostrando a pecuária leiteira, a criação de nelore, as indústrias, e o turismo local. O programa vai ao ar do dia 10 a 14 de novembro, às 16h40 e no dia 16, às 6h15.

Funcionário aposentado do BB ganha o Show do Milhão
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2003 07:01
Leonardo Lani/Campo Grande News

Um funcionário aposentado do Banco do Brasil , de Campo Grande, ganhou na noite de ontem, a premiação máxima no programa Show do Milhão, do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Trabalhou no Banco do Brasil por 28 anos e sete meses, levou o prêmio de um milhão de reais ao responder os dias em que o presidente Lula nasceu e foi registrado, que são, respectivamente, 06 e 27 de outubro.



José Ancelmo diz que TCE está mais ágil e atuante
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2003 07:54
Flávio Teixeira



O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Ancelmo dos Santos entregou formalmente ontem ao presidente da Assembléia Legislativa (AL), deputado estadual Londres Machado, o Relatório de Atividades do Tribunal de Contas, referente ao 3º trimestre deste ano (julho a setembro). A deputada estadual Celina Jallad acompanhou a reunião realizada no gabinete da presidência. Segundo José Ancelmo balanço trimestral revela que TCE está mais ágil e atuante

Para o deputado Londres Machado a entrega do documento é mais uma mostra do bom relacionamento mantido entre a AL e TCE. “Da mesma forma que o TCE apresenta seus relatórios trimestrais, a Assembléia Legislativa presta contas para o Tribunal enviando o balanço anual para análise dos Conselheiros, de forma que um Poder fiscaliza o outro e, com isso, é a população quem sai ganhando”.

O conselheiro José Ancelmo explicou que o relatório demonstra que o TCE está ficando mais ágil no julgamento das contas das prefeituras, das Câmara Municipais e dos órgãos do Estado. Segundo ele, no período de julho a setembro deste ano o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE) julgou 2.874 processos de um total de 8.020 nos nove primeiros meses. Do total de processos julgados no último trimestre, 2.399 referem-se a processos julgados pelo Tribunal Pleno, formado pelos sete conselheiros e 475 pelas duas Câmaras, formadas por três conselheiros cada.

A maior parte dos processos dizem respeito a balancetes mensais de prefeituras e Câmaras de Vereadores, que totalizaram 1.875 julgamentos do Pleno. Foram julgados ainda 148 balanços gerais e 157 inspeções ordinárias, entre outros processos como propostas orçamentárias; destaques; recursos ordinários e revisões; termos aditivos; transferências e tomadas de contas especiais

De acordo com o presidente do TCE, José Ancelmo dos Santos estes números revelam o grande volume de trabalho e o cuidado que o órgão tem na análise e acompanhamento permanentes das contas públicas. “O Tribunal de Contas a cada dia que passa está se modernizando, principalmente no setor de informática e na qualificação de pessoal, e com isso imprimindo maior agilidade na análise e julgamento dos processos”, afirmou. Ele destacou que mesmo instalado em prédios inadequados está havendo um desdobramento do corpo técnico, ‘”que não tem medido esforços no aperfeiçoamento de seu trabalho e com isso o Tribunal se torna cada vez mais atuante”, afirma.

Segundo José Ancelmo, além dos julgamentos, o Tribunal desempenhou nestes primeiros nove meses um grande número de atividades relacionadas direta e indiretamente à inspeção das contas públicas. De acordo com os relatórios apresentados, o Cartório do Tribunal de Contas expediu nesse último trimestre 674 intimações e comunicações de julgamentos; 90 processos tiveram suas decisões cumpridas, estipulando multas e impugnações.

Conselheiros – As Decisões Singulares, que cabem aos conselheiros relatores Augusto Maurício M. Wanderley, Carlos Ronald Albaneze, Cícero Antônio de Souza, Franklin Rodrigues Masruha, Osmar Ferreira Dutra e Paulo Roberto C. Saldanha e o presidente do TCE, José Ancelmo dos Santos formam o Tribunal Pleno, totalizaram nesses três meses, a análise de 2.275 processos, ou seja, uma média aproximada de 325 decisões para cada conselheiro relator. Já os processos autuados, somaram 6.607, sendo 6.284 processos técnicos e 323 de ordem administrativa. A Assessoria de Informática processou 12.767 documentos entre processos devolvidos à origem, incinerados e microfilmados.

Coube ainda a Diretoria de Controle Externo o atendimento de 1.918 processos, entre pareceres jurídicos sobre denúncias e contrato de obras; técnicos; inspeções especiais e extraordinárias. Enquanto isso, o Corpo Especial da Auditoria emitiu 3.387 pareceres e despachos, e ainda recebeu outros 3.347 processos de julho a setembro.

O Tribunal de Contas não só aprova ou reprova as contas de Câmaras e Fundos Municipais, Órgãos Estaduais e Municipais, como também pode julgar regulares com ressalvas as questões que evidenciarem improbidade ou qualquer outra falta de natureza formal ou ainda a prática de ato administrativo ilegal, ilegítimo ou antieconômico que não seja de natureza grave e que não represente injustificado prejuízo aos cofres públicos. José Ancelmo explica que essa é uma forma de o Tribunal advertir ao faltoso para evitar a repetição do erro, pois na reincidência sofrerá multa ou terá agravamento da mesma.



SIGA-NOS NO Google News