Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: "Vi o quanto era chato fumar sozinha", diz

Bruna Girotto - 01 de setembro de 2010 - 15:14

O programa Rotativa no Ar recebeu nesta quarta (01) algumas pessoas que conseguiram parar de fumar pelo programa do Núcleo de Promoção à Saúde (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe responsável por formar ex-fumantes, concedendo inclusive diploma de melhor saúde, é formada pelo médico Eltes de Castro, a nutricionista Marina Fontanelli Siqueira, a auxiliar de enfermagem Deise de Fátima Castilho Camargo e a psicóloga Ivete Aparecida de Castro Alves.

Este programa existe desde setembro de 2007.

A ex-fumante Lau contou que há 1 ano e meio não coloca cigarro na boca: “Parei de fumar por problemas de respiração, cansaço e mau cheiro. Comecei a ver o quanto era feio e chato fumar no canto sozinha. Foi quando eu procurei ajuda do Nasf\".

Já Deti, ex-fumante também, ficou com medo de morrer: “Eu percebi que se eu não parasse de fumar pelo programa eu ia parar de outra forma, no cemitério”.

Quem pretende parar de fumar deve procurar o Nasf, no prédio da escola Antônio Paulino todas as segundas, às 16h (MS). No local será feito o acolhimento do ex-fumante e distribuído quatro livros do Ministério da Saúde.

Depois de reuniões com a psicóloga, o paciente será encaminhado ao médico para realizar os exames necessários.

De um grupo de 60 pessoas que decidiram parar de fumar, 49 serão diplomadas hoje, às 18h.

SIGA-NOS NO Google News