Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/10/2011 09:10

Cassilândia: como dizer ao seu filho sobre separação?

Bruna Girotto

Andréia Chagas Barbosa, 27 anos, nasceu e cresceu em Cassilândia (MS). Estudou na escola Marechal Rondon e no Centro Educacional de Cassilândia. “Passei a minha infância no estado de Goiás e quando vim morar em Cassilândia era uma adolescente. Tenho saudade da escola Marechal Rondon onde estudei durante o meu Ensino Médio”, contou.

Ela saiu para realizar um sonho: cursar Psicologia. “Fiz psicoterapia durante a minha adolescência, e a partir daí comecei a ter interesse pela área,” relatou.

Formou-se na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Paranaíba (MS), em junho de 2008. Durante o curso, ela estagiou em empresas, escolas e, principalmente, na área de atendimento clínico em Paranaíba.

Em 2010, concluiu o curso de especialização em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). “A TCC tem como objetivo geral modificar os pensamentos e comportamentos, e consequentemente as emoções que levam a pessoa a sofrer e a ter uma qualidade de vida ruim”, explicou Andréia.

Em seguida, em 2011, iniciou o curso de especialização em Neuropsicologia, com término previsto para Fevereiro de 2013.

Segundo a psicóloga, “o neuropsicólogo realiza uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas”.

Explicou ainda: “através de uma bateria de testes padronizados, analisa-se a relação entre o comportamento do indivíduo e o funcionamento de seu cérebro. A importância da avaliação neuropsicológica é identificar precocemente algum distúrbio e o grau de evolução a fim de trabalhar na reabilitação. O público-alvo são as crianças, adolescentes, adulto e idoso”.

Em entrevista ao Cassilândia News, ela respondeu algumas dúvidas que muitos leitores possuem sobre ansiedade, depressão, bullying, obesidade e outros temas relacionados à psicologia.

Cassilândia News: Como os pais devem informar aos filhos, quando estes são crianças e adolescentes, que o casamento chegou ao fim?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: O comportamento dos pais vai depender muito da fase do desenvolvimento da criança. É muito importante que os adultos conduzam essa situação mantendo o respeito um pelo outro e pensando sempre que terminou o relacionamento homem e mulher, mas pai e mãe são para sempre, por isso a importância de manter o respeito sempre. Quando o comportamento dos pais é acompanhado por demonstrações de afeto, de amor, cuidado, carinho e respeito, essas atitudes fazem toda a diferença para as crianças.


Cassilândia News: Existe prevenção contra a depressão? O que fazer?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: A depressão ocorre em decorrência a uma alteração química no organismo, que diante de algum evento estressante pode desencadear e manter os sintomas. Mas com certeza, qualidade de vida incluindo alimentação saudável, atividade física, lazer ajuda a minimizar os sintomas depressivos. A depressão pode afetar as pessoas em qualquer fase da vida, embora estudos mostrem que está tendo um crescente reconhecimento da depressão durante a adolescência e início da idade adulta. Diante de sinais depressivos é importante a pessoa procurar um médico psiquiatra e o psicólogo para ser avaliada.


Cassilândia News: O que é o transtorno bipolar e como identificá-lo?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: O portador de transtorno bipolar é identificado por comportamentos exagerados, apresentando episódios de euforia alternados com sintomas depressivos (altos e baixos). As fases de mania (euforia) não necessariamente são seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por fase maníaca. Em período depressivo, a pessoa fica o dia todo na cama, não come direito e, se deixar, nem toma banho. Quando em fase maníaca, o indivíduo fica falante, pode ficar agressivo com outras pessoas, pula de um assunto para outro com rapidez e com extrema auto-estima.

Cassilândia News: O que é ansiedade? Quando buscar ajuda?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: É um estado emocional onde o individuo antecipa um problema, geralmente apresenta sentimentos de medo ou apreensão em relação ao futuro. Um estado de ansiedade pode ser normal ou patológico, e os sintomas são somáticos e psíquicos. Geralmente, todos sentem ansiedade diante de alguma situação difícil ou estressante. No entanto, a ansiedade pode ser considerada um transtorno quando o sujeito está experimentando de forma desproporcional uma preocupação excessiva e não realista, em uma situação que a maioria das pessoas enfrentaria com pouca dificuldade. A partir do momento que atrapalha o andamento da vida do individuo, deverá procurar ajuda de um profissional para avaliação.

Cassilândia News: A imprensa tem mostrado com frequência casos de abusos sexuais em crianças. O psicólogo consegue curar este trauma?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: O tratamento para o dano causado por este tipo de violência tem cura. No entanto, dependendo do caso é necessário acompanhamento psicológico por um tempo mais duradouro e, em alguns casos, associar a medicação com a psicoterapia. Cada caso é um caso, mas existe recuperação para o trauma.

Cassilândia News: O que é o bullying? Quais os sinais que os pais devem estar atentos para saber se seu filho é vítima?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: Bullying é o comportamento agressivo entre estudantes, que na maioria das vezes é considerado “brincadeira” por alguns do grupo. Geralmente, esses tipos de agressões acontecem com freqüência, onde um está em situação de poder sobre a outra, e a vítima é constantemente humilhada. Esse comportamento violento entre as crianças e adolescente no ambiente escolar, pode trazer sérias consequências no desenvolvimento psíquico ocasionando baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento, depressão, ansiedade e até mesmo suicídio dentre outros. Na maioria das vezes, essas conseqüências permanecem na vida das vítimas se não foram acompanhadas por profissionais o mais rápido possível.

Cassilândia News: O psicólogo pode ajudar no tratamento de pessoas obesas que querem perder peso?

Psicóloga Andréia Chagas Barbosa: Com certeza. No tratamento da obesidade é necessária equipe multidisciplinar que envolve o psicólogo, nutricionista, psiquiatra, educador físico dentre outros. O psicólogo vai tratar de questões sociais, afetivas e reformulações de hábitos do obeso, fazendo com que ele passe a lidar com a comida de uma nova maneira. Portanto, a terapia cognitivo-comportamental visa ajudar o obeso identificar os pensamentos negativos que leva a buscar na comida o prazer que não está alcançando em atividades mais adequadas que não trazem prejuízos para a saúde. Se o paciente conseguir identificar esse pensamento automático, vai conseguir mudar esse comportamento. Não podemos esquecer que esse paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Policlínica - A psicóloga Andréia Chagas Barbosa atende na Rua João Vieira Gonçalves, 148, Centro, Cassilândia (MS). O telefone para contato é 3596-1085.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)