Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

21/10/2003 08:52

Cartórios atenderão no sábado quem não possui registro

Assessoria TJ

Os cartórios de registro civil, inclusive o de Cassilândia, estarão abertos no sábado, dia 25 de outubro de 2003, para atender pessoas que não possuem registro civil e sua respectiva certidão de nascimento.
A campanha, denominada Dia Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento, tem como objetivo garantir o primeiro documento básico de cidadania a todos os brasileiros em situação de exclusão total. Para tanto a Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que todos os Cartórios de Serviços Notariais e de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado participem da campanha.
As estatísticas de sub-registro de nascimento, com base no Censo 2000, indicam que estimadamente 830 mil crianças/ano estão deixando de ser registradas no país, perfazendo, no cenário da exclusão dos direitos de cidadania, um contingente expressivo de brasileiros. Baseado nesses números, o Governo Federal, em parceria com organismos internacionais e entidades representativas da sociedade civil, está conclamando os Estados para se unirem num esforço imediato para o registro civil de nascimento.
A meta da mobilização, segundo a Assessora da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil, Leilá Leonardos, é estudar mecanismo que visam zerar a deficiência de sub-registros num período de quatro anos. Este dia 25 será o ponto de desencadeamento do movimento no Brasil, e, de maneira gradativa, o país discutirá propostas e dificuldades para uma uniformização que garanta o direito do cidadão, tanto ao registro, como a sua gratuidade. “A dimensão geográfica do Brasil produz realidades diferentes que merecem ser amplamente discutidas e avaliadas. Não há pressa na ação, existem metas a curto, médio e longo prazos”, frisa Leilá Leonardos. As ações serão permanentes e terão calendário definido até 2007.
Na opinião do Tabelião Mucio Eduardo dos Santos Pereira, do 9º Serviço Notarial e de Registro Civil das Pessoas Naturais da 2ª Circunscrição, o Capital avançou muito no campo dos registros. “Aqui são oferecidos serviços de registros de nascimento nas maternidades há quase um ano. O trabalho é informatizado e tem conseguido resultados excelentes”, garante o Tabelião, e adverte que a situação dos não registrados está vinculada a complicadores complexos, como a falta de comparecimento do pai ou da mãe, ou ainda pela inexistência da documentação obrigatória.
Os cartórios de registro de pessoas naturais de Mato Grosso do Sul estarão abertos, no sábado, em horário normal, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Para obter a certidão, os pais devem comparecer munidos das identidades ou da certidão de casamento, com a declaração da maternidade de nascido vivo. Caso não haja a declaração, é necessária a presença de duas testemunhas que viram a criança nascer. O Tabelião Mucio reforça que o cartório fará o possível para resolver o problema de quem comparecer ao Cartório

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Quarta, 23 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)