Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Capes lança revista de pós-graduação

10 de agosto de 2004 - 08:39

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) lançou hoje, 9, a sua primeira Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Trata-se de uma revista técnico-científica que favorece e articula estudos, reflexões e debates sobre vários temas relacionados à problemática da área. "O público da RBPG é a comunidade de mais de cem mil cientistas e estudantes que, de uma forma ou de outra, convivem com a pós-graduação, sabem dos méritos e dos problemas, dos avanços e das lacunas, sofrem decepções e alimentam sonhos", disse Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes. Segundo ele, a RBPG cria um espaço aberto para a comunidade acadêmica manifestar-se a respeito de temas relacionados com a formação de recursos humanos de alto nível.
A revista tem periodicidade quadrimestral e é composta de cinco seções: Editorial, Estudos, Experiências, Debates e Documentos. De acordo com o coordenador da Capes, "sua qualidade científica é garantida pelo Conselho Editorial". O nº 1 da RBPG tem 172 páginas e uma tiragem de cinco mil exemplares. As informações vão desde artigos sobre a oferta de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Capes até informações detalhadas abordando mestrado profissionalizante em ensino de ciências e matemática, além de qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação.
O endereço para correspondência é: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Coordenação de Estudos e Divulgação Científica (CED), Ministério da Educação, Anexo II, 2º andar, Caixa Postal 365, CEP 70047-900, Brasília (DF). Endereço eletrônico: [email protected] .
Artigos - Até o dia 20 de setembro a CAPES estará recebendo artigos e estudos de pesquisadores que queiram participar do segundo número da RBPG. Serão aceitos apenas artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros, em forma de estudos e pesquisas de caráter acadêmico-científico, opiniões e experiências inovadoras em pós-graduação.
As colaborações para a revista podem ser enviadas para a Coordenação de Estudos e Divulgação Científica da CAPES, pelo endereço eletrônico da CED/CAPES, sob forma de documento anexado, e devem obedecer as orientações de apresentação e formatação estabelecidas. Para conhecer o regulamento basta acessar a página da CAPES (www.capes.gov.br ) na internet. Os artigos enviados fora dos padrões estabelecidos não serão aceitos.

O envio de qualquer colaboração implica na cessão de direitos autorais à CAPES. Os artigos publicados não serão remunerados, e sua reprodução parcial ou total será permitida desde que citada a fonte. (Sonia Jacinto e Ligya Maria)

SIGA-NOS NO Google News