Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/09/2006 09:39

Câncer - Linfoma atinge cerca de 30 mil brasileiros

Agência do Rádio

Amídalas, Baço, Medula óssea, Intestinos e Pele são órgãos que compõem o sistema linfático. Esse sistema faz parte da defesa natural do organismo contra infecções. É composto por gânglios linfáticos, situados no pescoço, axilas e virilha. Por motivos ainda desconhecidos, os linfócitos que estão nos gânglios podem começar a se multiplicar e crescer de forma desordenada, o que provoca um tipo de câncer chamado de linfoma. O prefixo linfo indica a transformação de um linfócito, e o sufixo "oma" é derivado da palavra grega que significa tumor. A presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Merula Steagall, explica como o linfoma se manifesta.

"Normalmente, os sintomas são os gânglios nas axilas, na virilha, eles ficam aumentados. E daí também a pessoa tem perda de peso repentina, mais de cinco quilos durante uma semana, por exemplo, manchas roxas no corpo, febre, sudorose noturna. Então, as pessoas precisam ficar atentas a esses sintomas para procurar um médico especialista, um hematologista para fazer o acompanhamento adequado e verificar se tem ou não o linfoma."

Merula Steagall diz que qualquer pessoa pode desenlver o linfoma. A incidência anual desse câncer praticamente dobrou nos últimos 35 anos. Hoje, cerca de 30 mil brasileiros estão em tratamento. É registrada uma incidência maior do linfoma em comunidades predominantemente agrícolas; estudos associam componentes específicos de herbicidas e pesticidas à ocorrência do linfoma. Mas, a contribuição desses agentes para o aumento da freqüência do câncer ainda não pode ser definida.

De Brasília, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)