Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer - Linfoma atinge cerca de 30 mil brasileiros

Agência do Rádio - 26 de setembro de 2006 - 09:39

Amídalas, Baço, Medula óssea, Intestinos e Pele são órgãos que compõem o sistema linfático. Esse sistema faz parte da defesa natural do organismo contra infecções. É composto por gânglios linfáticos, situados no pescoço, axilas e virilha. Por motivos ainda desconhecidos, os linfócitos que estão nos gânglios podem começar a se multiplicar e crescer de forma desordenada, o que provoca um tipo de câncer chamado de linfoma. O prefixo linfo indica a transformação de um linfócito, e o sufixo "oma" é derivado da palavra grega que significa tumor. A presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Merula Steagall, explica como o linfoma se manifesta.

"Normalmente, os sintomas são os gânglios nas axilas, na virilha, eles ficam aumentados. E daí também a pessoa tem perda de peso repentina, mais de cinco quilos durante uma semana, por exemplo, manchas roxas no corpo, febre, sudorose noturna. Então, as pessoas precisam ficar atentas a esses sintomas para procurar um médico especialista, um hematologista para fazer o acompanhamento adequado e verificar se tem ou não o linfoma."

Merula Steagall diz que qualquer pessoa pode desenlver o linfoma. A incidência anual desse câncer praticamente dobrou nos últimos 35 anos. Hoje, cerca de 30 mil brasileiros estão em tratamento. É registrada uma incidência maior do linfoma em comunidades predominantemente agrícolas; estudos associam componentes específicos de herbicidas e pesticidas à ocorrência do linfoma. Mas, a contribuição desses agentes para o aumento da freqüência do câncer ainda não pode ser definida.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News