Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer de mama: A doença também atinge os homens

Agência do Rádio - 08 de setembro de 2009 - 08:03

O câncer de mama não é uma doença que atinge só as mulheres. De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Câncer, para cada cem novas mulheres afetadas, um homem é diagnosticado. Embora a incidência seja considerada baixa, o risco para a população masculina pode ser ainda maior, pois, quase sempre, o diagnóstico é tardio. Além do mais, a glândula mamária do homem é bem menor do que a da mulher, permitindo assim que o câncer se espalhe rapidamente. O oncologista João Nunes de Matos destaca a importância de procurar um médico ao notar qualquer alteração.


"A população masculina que notar nódulo na mama, supere o preconceito que hoje, atualmente, está cada vez mais superado, e procure a assistência médica. Pois este nodulozinho pode traduzir algo extremamente significante e que mereça valorização. Por que é importante chamar a atenção pra isto? Porque existe um conhecimento coloquial de que homem não tem câncer de mama, e tem. Então, achados de nódulos, principalmente nódulos endurecidos, fixos na parede do tórax, no exame da mama do homem, este achado tem que ser valorizado."

O oncologista lembra que aqueles que possuem parentes de primeiro e segundo grau, principalmente mãe e irmã, com casos da doença devem redobrar a atenção. Também precisam ficar atentos os homens com familiares de primeiro grau que tiveram câncer de ovário.

Reportagem, Lívia Cristina


SIGA-NOS NO Google News