Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande e a atuação do nutricionista

01 de setembro de 2008 - 23:15

A cidade de Campo Grande (MS) comemorou, no último dia 26 de agosto, 109 anos de emancipação política e administrativa. Hospitaleira e acolhedora, Campo Grande é considerada atualmente uma das cidades mais desenvolvidas da região Centro-Oeste.



Carinhosamente chamada de “Cidade Morena”, devido ao seu solo avermelhado, a cidade já desponta como importante núcleo de relacionamento com o Mercosul e com outros importantes centros comerciais.



Concentra o maior número de indústrias do Estado, com 1.571 empresas, o que corresponde a 39% dos 4 mil estabelecimentos sul-mato-grossenses (segundo dados de 2006 da Relação Anual de Informações Sociais [Rais], do Ministério do Trabalho e Emprego).



Sua constante evolução, repercutindo em desenvolvimento e pujança, atraiu e ainda atrai muitos migrantes para a região, e essa diversidade de raças e culturas lhe confere uma identidade singular, que resulta em um povo que preserva os costumes e tradições, sem perder a confiança nas oportunidades que a cidade oferece. E é nesse panorama favorável, que destacamos as crescentes oportunidades de trabalho para os profissionais nutricionistas.



Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 696 nutricionistas inscritos no CRN-3, e destes, 452 estão concentrados na capital, Campo Grande.



Em consonância com a dinâmica da cidade, esse profissional, com uma visão holística e formação generalista, tem se preocupado em contribuir para a prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde da população campo-grandense (e também da sul-mato-grossense), desenvolvendo suas habilidades em diversas áreas de atuação, principalmente em restaurantes para coletividades, hospitais, restaurantes comerciais, consultórios ou ambulatórios, escolas públicas ou privadas, buffets, empresas fornecedoras de cestas básicas, instituições de longa permanência para idosos e academias, onde estão os maiores nichos do mercado de trabalho da cidade.



Segundo dados do Observatório do Mercado de Trabalho da Fundação Social do Trabalho (Funsat) da Prefeitura Municipal de Campo Grande, o setor de serviços é o maior empregador no município, sendo responsável por 47% dos empregos. O comércio vem em segundo lugar, com 25% dos empregos. A indústria de transformação detém 12%, construção civil 9% e a agropecuária, 4%. Assim, Campo Grande foi a 13ª capital que mais gerou empregos no 1º semestre de 2008.



A cada passo que o município avança em seu crescimento, novas oportunidades de trabalho surgem para os profissionais nutricionistas, pois, associado a esse desenvolvimento, está à preocupação latente com a qualidade de vida e conseqüentemente com a alimentação e nutrição desses trabalhadores.



A expectativa é de constante crescimento do mercado de trabalho, principalmente de mão-de-obra qualificada que, associado a um desenvolvimento econômico, impulsionará a economia de Campo Grande.


Por dra. Ana Lucia Saraiva da Cunha Ganci (CRN-3: 2347)

Nutricionista Fiscal do CRN-3 em Campo Grande (MS)

SIGA-NOS NO Google News