Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campeonato Mundial de Pára-quedismo será em Brasília

Agência Brasil - 09 de junho de 2004 - 09:13

Os pára-quedistas Luiz Henrique Tapajós (Sabiá) e Ronald Overdjk fizeram ao ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, um relato sobre as boas condições técnicas que Brasília oferece para a realização do Campeonato Mundial de Pára-quedismo, marcado para o período de 8 a 19 de setembro, na Esplanada dos Ministérios.

Os dois atletas realizaram vários saltos da torre do Congresso Nacional, no último final de semana, numa manobra considerada de grande dificuldade, devido à baixa altitude (apenas 86 metros). Eles estavam acompanhados do vice-presidente da Confederação de Pára-quedismo (CBPq), César Assreuy.

“Brasília tem excelentes condições de vento e infra-estrutura hoteleira adequada para receber os mais de 150 atletas de 20 países que participarão da competição”, assegurou Sabiá. César Assreuy, por sua vez, informou que o Ministério do Esporte tem ajudado a Confederação Brasileira na realização do mundial. “Somando esse tipo de esforço à determinação dos atletas o esporte brasileiro só tem a ganhar”, afirmou.

A disputa acontece pela primeira vez na América Latina. Antes se restringia aos Estados Unidos e à Europa. A CBPq ganhou o direito de sediar o evento numa acirrada concorrência promovida pela Confederação Internacional e transferiu a sede do evento de Campinas (SP) para Brasília. “A Confederação transferiu o evento para Capital Federal porque entende que o cenário de Brasília tem as condições ideais para dar a ele uma visibilidade internacional”, explicou o dirigente.

Outro pára-quedista que também saltou do prédio do Congresso, após Sabiá, no domingo, foi o holandês, Ronald Overdjk. O atlleta veio exclusivamente ao Brasil para conhecer a área e o trabalho de preparação do Campeonato Mundial.

As inscrições continuam abertas e o Brasil terá 15 representantes. Podem competir pára-quedistas selecionados nos respectivos campeonatos nacionais. Os atletas poderão disputar nas modalidades: freestyle (duplas com performances da ginástica olímpica e balé); skysurf (individual fazendo manobras radicais com uma prancha); e freefly (duplas jogando o corpo em diversas posições, sentado, em pé e de cabeça para baixo). Serão cinco saltos para cada participante cujos 10 melhores irão disputar a sexta rodada. Na sétima e oitava saltarão apenas os três melhores.

Durante o campaeonato haverá show com artistas nacionais e locais. Na praça de alimentação montada no local, serão colocados estandes e um telão. O público poderá assistir ainda às atrações como bungee jump, parede de escalada e saltos de demonstração.

Está em curso uma negociação com a Secretaria de Esportes do Distrito Federal para a utilização da Torre de TV e a ponte JK como plataformas para a prática do base jump (salto de pára-quedistas em edificações).

SIGA-NOS NO Google News