Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/05/2013 15:23

Campanhas contra câncer de pênis e de próstata ganham apoio

Marcelo Brandão, Agência Brasil

Brasília – A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) vai contar com o apoio da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado na promoção das campanhas Câncer de Pênis Zero e Novembro Azul, sobre câncer de próstata. A parceria ficou acertada em audiência pública na quinta-feira (16). A urgência dos alertas para que os homens comecem a dar mais atenção à saúde é necessária, segundo o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi.

“Em 2007 houve 16 milhões de consultas ao ginecologista, enquanto 2 milhões de pessoas foram atendidas pelos urologistas, que também atendem mulheres. O homem tem medo de diagnosticar doenças, então não faze acompanhamento regular de sua saúde. Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença," explicou Nardi.

O coordenador da área técnica de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, disse que muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os centros de saúde com frequência, mas eles resistem em buscar ações preventivas. Uma das principais barreiras para o tratamento vem da ideia de que ser homem é ser forte, e que doença é sinal de fragilidade.

Em sua apresentação aos parlamentares, Nardi revelou que 43% dos homens nunca foi ao urologista e que o câncer de pênis provoca mil amputações por ano no Brasil. “A comissão chama a responsabilidade de, junto com o Ministério da Saúde e a sociedade organizada, trabalhar na conscientização do câncer de pênis. Esses dados são uma vergonha”, afirmou o senador Waldemir Moka (PMDB-MS).

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número de casos da doença ultrapassou 60 mil em 2012. A próstata é uma glândula masculina do tamanho de uma castanha e está localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga. Como os outros exames não conseguem chegar até a região, com o toque retal o médico pode identificar aumento, anomalia ou endurecimento da região.

Os principais sintomas do câncer de próstata são dificuldade para urinar, pouca urina, dor ao ejacular, dor nos ossos e sangue na urina ou no sêmen. Como os sintomas não aparecem em muitos homens, a maioria acredita que não tem nada e não vai ao médico, o que leva ao diagnóstico tardio, com o tumor em estágio avançado. O tratamento depende da avaliação da doença, variando de pessoa para pessoa e podendo chegar até a retirada total da glândula.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado proporcionam a cura em 90% dos casos de câncer de próstata. A recomendação do Ministério da Saúde é fazer o exame na faixa de 50 anos a 75 anos, devido ao fato de ser baixo o índice da doença entre homens com menos de 50 anos.

Edição: Andréa Quintiere

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)