Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha aumenta número de doadores de medula

Ellis Regina / ABr - 19 de dezembro de 2004 - 10:11

O Brasil já tem mais de 100 mil doadores de medula óssea. Os dados são do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que mostram que o número de doadores aumentou 61% desde o lançamento, em junho, da Campanha Nacional de Captação de Doadores de Medula Óssea. Idealizada para ampliar o cadastro de doadores, a campanha atraiu 40 mil novos doadores desde que foi lançada. No total,105 mil brasileiros estão inscritos no cadastro de doadores.

Cerca de 800 pacientes aguardam a doação de uma medula compatível. As chances de se encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil em nível nacional. O Inca procurou regionalizar a campanha de doações, já que assim as chances de compatibilidades são maiores, passando para 1 em 10 mil.

No próximo ano, o Instituto pretende realizar campanhas em Manaus e Belém, na região Norte e retomar a campanha na região Nordeste.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde, pode doar medula óssea. Ela é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas.

Informações sobre a campanha podem ser obtidas na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado, ou no site www.inca.gov.br.

Com informações do Inca

SIGA-NOS NO Google News