Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha alerta: criança fora da cadeirinha dá multa

R7 - 16 de maio de 2010 - 07:45

O governo federal começa neste domingo (16) a veicular uma campanha nacional para alertar os pais sobre a nova regra de trânsito que obriga o uso de cadeirinhas no banco de trás para crianças de até 7 anos e meio. A partir do dia 9 de junho, motorista pego com criança solta no carro pagará multa de R$ 191,54, perderá 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e terá o veículo apreendido. A infração é considerada gravíssima.

A estimativa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é de que o Ministério das Cidades gastou cerca de R$ 9 milhões com a campanha que começa hoje. O material educativo será divulgado na TV, rádio, revistas, internet, e parte do material impresso será distribuído aos motoristas.

A expectativa é de que a campanha fique no ar até dia 12 de junho, três dias depois da norma entrar em vigor. A ONG Criança Segura, que orienta os pais em como proteger os filhos, também prepara uma campanha educativa que deve ser veiculada a partir da semana que vem.

O Inmetro [instituto ligado ao governo que controla a qualidade dos produtos vendidos no país] tem uma listagem com as cadeirinhas aprovadas e a recomendação de qual modelo deve ser usado em cada faixa etária.

Por enquanto, a regra vale para carros de passeio. Segundo o Contran, as vans e ônibus escolares ainda estão isentos da regra. No entanto, o órgão afirma que vai estudar como estender a norma para este tipo de veículo de transporte.

SIGA-NOS NO Google News