Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara investigará mortes de crianças indígenas

Agência Câmara - 04 de março de 2005 - 08:54

O Plenário da Câmara aprovou ontem, durante a Ordem do Dia, a criação de uma comissão externa que investigará casos de morte por desnutrição entre índios no Centro-Oeste. As denúncias publicadas pela imprensa e que deram origem à Comissão referem-se à morte por desnutrição de seis crianças indígenas na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e outras seis em Campinópolis, no Mato Grosso.
O caso de Dourados já ocupou os jornais diversas vezes. São 11 mil índios Guarani-Caioá vivendo há 50 anos desalojados de suas terras, que, segundo suas lideranças, foram ocupadas por agricultores. Sem terras para plantar, os Caioá vivem basicamente da ajuda do Governo Federal. A Funasa, órgão do Ministério da Saúde responsável pela saúde indígena, monitora atualmente 250 crianças entre os Caioá. Em Campinópolis, os atingidos são da nação Xavante.

Requerimentos
Para que fosse criada a Comissão, foram aprovados quatro requerimentos. Eles dividiam-se entre Dourados e Campinópolis, mas foram votados conjuntamente e deram origem a uma única comissão que investigará os dois casos. Os autores dos requerimentos foram os deputados Sarney Filho (PV-MA) e Geraldo Resende (PPS-MS), para Dourados; Rafael Guerra (PSDB-MG), para Campinópolis; e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que sugeria os dois estados.



Reportagem - Marcello Larcher e Carolina Nogueira
Edição - Wilson Silveira


SIGA-NOS NO Google News