Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara do Leite pede agilidade no levantamento de preços

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 16 de fevereiro de 2006 - 10:00

A Câmara Setorial do Leite de Mato Grosso do Sul espera mais agilidade no envio pelas indústrias ao MPE (Ministério Público Estadual) de preços pagos pelo litro do leite ao produtor e os repassados ao varejo. O MPE foi acionado em novembro do ano passado e oficiou as indústrias para que enviassem as planilhas, segundo explica a coordenadora da Câmara, Adriana Mascarenhas.

A necessidade de agilidade, explica Adriana, ocorre porque entre março e abril se inicia o período de entressafra, em que o mercado muda por conta da redução de oferta. Além disso, a pesquisa de preços ao consumidor que foi feita em novembro terá de ser reelaborada, para que os valores sejam atualizados.

A partir da comparação dos valores de venda à indústria, da indústria ao varejo e do varejo ao consumidor, explica Adriana, poderá identificar se há abuso de ganho em algum do elos e, aí sim, o MPE poderá ser acionado. Por enquanto o Ministério já tem resposta de 11 indústrias. A pesquisa é feita em Campo Grande e a Iagro e SFA (Superintendência Federal de Agricultura) já foram acionados para atualizar informações cadastrais das empresas, um dos pontos que estaria dificultando o acesso aos dados.

SIGA-NOS NO Google News