Cassilândia, Domingo, 28 de Maio de 2017

Últimas Notícias

05/08/2005 07:52

Câmara aprova mudança em eleição da OAB

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje o Projeto de Lei 4838/05, do Senado, que altera as regras para as eleições da diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A proposta sugere que cada delegado das seccionais estaduais da OAB tenha direito a um voto, enquanto os membros honorários vitalícios (ex-presidentes) não poderão votar. Ou seja, substitui-se o voto por delegação pelo voto direto de um conselheiro.
O relator do projeto, deputado Darci Coelho (PP-TO), defendeu a aprovação da proposta. Segundo ele, a mudança é coerente com o princípio democrático, já que a direção de qualquer colegiado deve ser eleita por seus próprios integrantes. "Essa é a regra das eleições das Mesas das Casas Legislativas ou na escolha dos órgãos diretivos de tribunais", disse.

Nova data
Também de acordo com o projeto, a data da eleição passará de 25 de fevereiro para 31 de janeiro. A escolha será por voto secreto, para mandato de três anos e será presidida pelo conselheiro mais antigo. Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos dos conselheiros federais, em reunião com a presença de metade mais um de seus integrantes. A lei atual (Lei 8906/94) não define critérios para que uma chapa seja considerada vencedora.

Tramitação
O projeto, já aprovado no Senado, tramitou na Câmara em caráter conclusivo. Agora, segue para sanção presidencial.



Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Noéli Nobre

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
10:01
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)