Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara aprova mudança em eleição da OAB

Agência Câmara - 05 de agosto de 2005 - 07:52

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje o Projeto de Lei 4838/05, do Senado, que altera as regras para as eleições da diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A proposta sugere que cada delegado das seccionais estaduais da OAB tenha direito a um voto, enquanto os membros honorários vitalícios (ex-presidentes) não poderão votar. Ou seja, substitui-se o voto por delegação pelo voto direto de um conselheiro.
O relator do projeto, deputado Darci Coelho (PP-TO), defendeu a aprovação da proposta. Segundo ele, a mudança é coerente com o princípio democrático, já que a direção de qualquer colegiado deve ser eleita por seus próprios integrantes. "Essa é a regra das eleições das Mesas das Casas Legislativas ou na escolha dos órgãos diretivos de tribunais", disse.

Nova data
Também de acordo com o projeto, a data da eleição passará de 25 de fevereiro para 31 de janeiro. A escolha será por voto secreto, para mandato de três anos e será presidida pelo conselheiro mais antigo. Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos dos conselheiros federais, em reunião com a presença de metade mais um de seus integrantes. A lei atual (Lei 8906/94) não define critérios para que uma chapa seja considerada vencedora.

Tramitação
O projeto, já aprovado no Senado, tramitou na Câmara em caráter conclusivo. Agora, segue para sanção presidencial.



Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Noéli Nobre

SIGA-NOS NO Google News