Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/08/2005 07:52

Câmara aprova mudança em eleição da OAB

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje o Projeto de Lei 4838/05, do Senado, que altera as regras para as eleições da diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A proposta sugere que cada delegado das seccionais estaduais da OAB tenha direito a um voto, enquanto os membros honorários vitalícios (ex-presidentes) não poderão votar. Ou seja, substitui-se o voto por delegação pelo voto direto de um conselheiro.
O relator do projeto, deputado Darci Coelho (PP-TO), defendeu a aprovação da proposta. Segundo ele, a mudança é coerente com o princípio democrático, já que a direção de qualquer colegiado deve ser eleita por seus próprios integrantes. "Essa é a regra das eleições das Mesas das Casas Legislativas ou na escolha dos órgãos diretivos de tribunais", disse.

Nova data
Também de acordo com o projeto, a data da eleição passará de 25 de fevereiro para 31 de janeiro. A escolha será por voto secreto, para mandato de três anos e será presidida pelo conselheiro mais antigo. Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos dos conselheiros federais, em reunião com a presença de metade mais um de seus integrantes. A lei atual (Lei 8906/94) não define critérios para que uma chapa seja considerada vencedora.

Tramitação
O projeto, já aprovado no Senado, tramitou na Câmara em caráter conclusivo. Agora, segue para sanção presidencial.



Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Noéli Nobre

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)