Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2008 15:45

Cai consumo de energia pelo setor industrial em setembro

O consumo de energia elétrica do setor industrial caiu pela primeira vez no ano, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). De acordo com os dados de setembro, o consumo foi 168 GWh inferior ao que fora constatado no mês anterior, variação negativa de 1,1%.

Para a EPE, esse resultado somado ao fato de a taxa acumulada de crescimento em 12 meses do setor ter sido a menor do ano (4,6%) indica sinais de arrefecimento do ritmo da produção industrial. Em relação a setembro de 2007, o consumo da indústria cresceu 4,2%.

O consumo de energia elétrica no país cresceu 4,8% em setembro, na comparação com igual mês em 2007. No mês passado, o consumo totalizou 33.262 GWh (gigawatts-hora), recorde no ano.

No acumulado de janeiro a setembro, constatou-se incremento de 4,3% sobre período correspondente no ano passado, com consumo de 292.925 GWh. Segundo a EPE, essa expansão vem sendo puxada pelas classes residencial e comercial.

Na análise da empresa responsável pelo planejamento energético do país, o resultado de setembro ficou dentro do esperado. Os valores fechados do terceiro trimestre apontam que foi o que registrou maior aumento de consumo.

"Em adição, mostra que os reflexos da crise financeira mundial ainda não se fizeram sentir no mercado brasileiro de energia elétrica, embora já possam ser percebidos alguns sinais no setor industrial", afirma a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, da EPE.

O consumo comercial continuou impulsionando o resultado geral. Na comparação com setembro de 2007, houve expansão de 6,8%. No ano, o segmento tem incremento de 5,2%, e nos últimos 12 meses, cresceu 5,4%.

Já o consumo residencial aumentou 4,9% frente a setembro de 2007. Nos últimos 12 meses, esse crescimento chega a 5,3%, influenciados por 1,9 milhão de novas ligações, acima da média observada nos últimos anos. De janeiro a setembro, o consumo residencial subiu 5,3% frente a igual período em 2007.








Folha Online/JP

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)