Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cade aprova aquisição do Grupo Ipiranga pela Petrobras

Agência Brasil - 18 de dezembro de 2008 - 08:12

Brasília - A Petrobras distribui nota informando que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem (17) a aquisição pela Petrobras dos ativos do Grupo Ipiranga, relacionados aos negócios de distribuição e revenda de combustíveis e de lubrificantes e graxas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e de produção e distribuição de asfaltos em âmbito nacional.


Na nota, a Petrobras informa que a decisão do CADE foi tomada por unanimidade, com o Conselho reconhecendo a “preservação da competitividade nos mercados envolvidos na operação”.


Com o julgamento, o Cade conclui a aprovação da operação mais ampla relativa à aquisição de todos os negócios do Grupo Ipiranga, uma negociação que envolveu a Petrobras, Ultrapar Participações e Braskem, realizada em 18 de março de 2007 – um dos maiores negócios do setor, envolvendo recursos da ordem de US$ 1,5 bilhão.


O CADE, no entanto, condicionou a aprovação da operação à celebração de Termo de Compromisso de Desempenho (TCD), pela Petrobras com o Cade.


Nele, a Petrobras se compromete alienar a fração ideal adquirida na base de distribuição do Distrito Federal; ceder a eventuais interessados parcela da capacidade das bases de distribuição de combustíveis de Campo Grande e Alto Taquari, nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; e a facultar a postos revendedores da bandeira "Ipiranga", em 21 municípios selecionados, o término antecipado dos contratos de fornecimento de combustíveis.


SIGA-NOS NO Google News