Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiro terá rodada final com quatro times na disputa

Folha On Line - 06 de dezembro de 2009 - 14:56

O Campeonato Brasileiro-09 chega à última rodada com quatro postulantes ao título, algo inédito até então desde que instaurado o sistema de pontos corridos, em 2003. Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo decidem, neste domingo, quem fica com a taça desta edição.

Este ano é o sétimo dos pontos corridos. O retrospecto é de três anos com campeões antecipados e quatro com o título decidido na última rodada.

O Brasileiro deste ano terá, portanto, a primeira oportunidade em que quatro times chegam à rodada de encerramento com chances de alcançarem o topo: o Flamengo soma 64 pontos, seguido por Inter, Palmeiras e São Paulo, todos com 62, nessa ordem, de acordo com os critérios de desempate.

O Cruzeiro foi campeão em 2003 com ampla vantagem de pontos --terminou com 13 pontos a mais do que o vice--, chegando à última rodada sem mais pretensões. O mesmo aconteceu nas edições de 2006 e 2007, quando o São Paulo ficou com o título.

Em 2004, o Santos ficou com o título ao terminar a competição com três pontos a mais do que o Atlético-PR, o que foi decidido apenas no último turno. No ano seguinte, o Corinthians superou o Internacional também pela diferença de três pontos, na última partida.

Na edição passada, 2008, o São Paulo disputou o título com o Grêmio na reta final e, na última partida, ao vencer o Goiás, ficou com o título.

O que cada time precisa

O Flamengo lidera a tabela com 64 pontos, contra 62 de Internacional, Palmeiras e São Paulo, que aparecem em seguida, nessa ordem, por conta dos critérios de desempate. Para ser campeão, o time da Gávea precisa de uma vitória contra o Grêmio. Caso empate, o time do Rio de Janeiro tem que torcer contra os rivais, que podem ultrapassá-lo nos critérios de desempate: o Inter teria mais vitórias, o Palmeiras melhor saldo de gols e o São Paulo teria que vencer por um placar mais elástico.

Mas, mesmo se perder, o Flamengo ainda pode sair da fila, após 17 anos. Basta que nenhum dos outros três concorrentes vença. E, para melhorar as chances da equipe do técnico Andrade, que jogará em um Maracanã lotado, o Grêmio deve contar com poucos titulares --Victor, Souza, Maxi Lopez, Réver, Tcheco, Rafael Marques, Jonas, Herrera e Fábio Rochemback estão fora da partida.

A missão do Inter, que tem o mesmo número de vitórias que o primeiro colocado, 18, é vencer e torcer contra o rival. Se ganhar seu jogo e o Fla não vencer, vai a 65, com uma vitória a mais, e toma a posição. A única baixa é Guiñazu, capitão do time. O jogo é no Beira-Rio, contra o Santo André, que precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados para se safar do rebaixamento.

O Palmeiras, que liderou o torneio por 19 rodadas, terá uma tarefa um pouco mais árdua. Além de encarar no Engenhão um Botafogo que precisa do resultado para não correr o risco de ser derrubado para a Série B, o time alviverde tem que torcer por tropeços dos dois times que estão na sua frente. Com saldo de gols melhor que o Flamengo, a equipe de Muricy Ramalho fica com o título se vencer o jogo e os dois rivais não somarem os três pontos.

Já o São Paulo, que deixou escapar a liderança na rodada passada, a penúltima, agora corre por fora. A vantagem sobre Inter e Palmeiras é que enfrenta, em sua casa, o Morumbi, o já rebaixado Sport. O confronto teoricamente pode facilitar a vida do time de Ricardo Gomes, mas a equipe tem que torcer por tropeços de todos os três rivais para ficar à frente. Caso o Flamengo empate, o tricolor paulistano precisa ainda fazer mais gols: está, hoje, dois gols atrás (13 a 11) e também com menos gols marcados (56 a 53), critério seguinte para o desempate.

SIGA-NOS NO Google News