Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil e Jamaica acertam cooperação

Nelson Motta/ABr - 17 de maio de 2005 - 07:20

O Brasil e a Jamaica firmaram ontem protocolo de intenções para cooperação técnica na área de açúcar e etanol. Conforme o protocolo, os dois países vão prestar cooperação mútua para o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, visando modernizar a produção do açúcar e do etanol em território jamaicano.

Outro memorando de entendimento, assinado entre a Petrobras e a Pretoleum Corporation of Jamaica, prevê que ambas as empresas realizem esforços conjuntos para implementação de estudos técnicos, comerciais, tarifários e fiscais, com vistas à pesquisa, e investimento e desenvolvimento de projetos para a exploração de petróleo e gás, bem como de outras fontes de energia.

No setor da agricultura, foi assinado um acordo, em que o Brasil, por intermédio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), se dispõe a ajudar a Jamaica, na produção de frutas tropicais, entre elas, laranja, tangerina, mandioca, banana e coco e na horticultura.

Na principal Universidade da Jamaica, West Indies, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, depois de conversar com os universitários, anunciou a intenção brasileira de introduzir no currículo desta universidade o estudo da língua portuguesa. O objetivo do governo brasileiro, segundo o ministro, é que os a cultura brasileira possa ser mais conhecida na região.

O acordo na área da saúde, que previa uma troca de experiências sobre anemia falciforme, não foi assinado. O Brasil quer absorver o conhecimento jamaicano sobre a doença, que atinge principalmente a raça negra. No Brasil, segundo técnicos de saúde que fazem parte da comitiva em visita à Jamaica, cerca de 4% da população negra sofre de anemia falciforme. Segundo o diretor do Departamento das Américas do Norte, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Leonardo Vasconcelos, o acordo não foi assinado porque o Ministério da Saúde da Jamaica pediu mais tempo para "analisar o que realmente o Brasil quer".


SIGA-NOS NO Google News