Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil e Espanha definem programa de cooperação

Assessoria - MEC - 19 de novembro de 2004 - 14:16

Definir as linhas gerais para uma associação entre Brasil e Espanha na área da educação profissional e tecnológica. Com esta meta, terá início na segunda-feira, 22, em Madri, o Primeiro Encontro do Grupo de Trabalho de Cooperação Brasil-Espanha. As atividades, que terminam no próximo dia 27, também incluem visitas técnicas a centros educativos e de formação profissional espanhóis, especialmente os que trabalham com formação inicial, ocupacional e continuada.


Em Madri, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez Ruiz, vai conhecer como os especialistas espanhóis financiam e administram a formação de trabalhadores. Conhecerá, ainda, as políticas de formação de jovens para o primeiro emprego naquele país, além da legislação específica da área.


Também serão discutidos programas de alfabetização e integração profissional para adultos e cooperação em educação profissional. Além da formação de trabalhadores, outros temas estarão em pauta, como, por exemplo, políticas de incentivo à produção científica e ensino e formação a distância de professores de português e espanhol.


Grupo de trabalho – Pelo Ministério da Educação brasileiro, participam do grupo de trabalho, além do secretário Ibañez: o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; o assessor internacional da Capes, Benício Schmidt; o diretor de Políticas de Modernização da Secretaria de Educação Superior (SESu), Oscar Acserald; a assessora internacional da SESu, Irilene de Paula; a diretora de Produção e Capacitação da Secretaria de Educação a Distância (Seed), Cármen Moreira de Castro Neves; e a assessora Maria Auriana Diniz.


Serão representantes da Espanha, no encontro: a diretora de Universidades, Carmen Ruiz Rivas; a diretora de Investigação, Violeta Demonte; a subdiretora de Formação Profissional, Soledad Iglesias; o diretor de Gabinete do secretário-geral de Educação, Gonzalo Junoy Garcia de Viedma; o subdiretor de Cooperação Internacional, Miguel González Suela; o diretor do Instituto Superior de Formação de Professores, Antonio Moreno González; e o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha em Brasília, Jesús Martin Cordero.


Repórter: Rodrigo Farhat

SIGA-NOS NO Google News