Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil é 4º no mundo em vendas de computadores

01 de setembro de 2007 - 09:31

O aumento da procura por notebooks ajudou o Brasil a saltar da sétima para a quarta posição no ranking mundial de vendas de computadores no segundo trimestre, segundo dados da empresa de pesquisa IDC. Com o incentivo da redução de juros nos financiamentos e do aumento nos prazos de pagamento, o volume de vendas de computadores cresceu cerca de 20% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2006, chegando a 2,1 milhões de unidades, somando desktops e notebooks. Entre 2004 e 2006, o Brasil havia estacionado na oitava colocação do ranking de venda de computadores.

Mas, apesar do crescimento verificado este ano, a IDC não aposta que o mercado brasileiro galgue novas posições diante da força dos primeiros colocados: Estados Unidos, China e Japão. Para este ano, a estimativa da companhia é de vendas de 9 milhões de computadores no Brasil, volume 25 % acima do registrado em 2006.

“Mesmo nas previsões mais otimistas, é difícil pensar em igualar ou até passar os outros países, pois enquanto o Brasil vende 2,1 milhões, o Japão vendeu 3,1 milhões num trimestre considerado fraco, e os resultados da China e dos Estados Unidos foram, respectivamente, de quase 7 milhões e 16 milhões no mesmo período”, disse o analista-sênior da IDC, Reinaldo Sakis.

As vendas apenas de notebooks no segundo trimestre superaram as expectativas, com 300,4 mil unidades. No primeiro trimestre, foram vendidos 227,6 mil computadores portáteis. Já as vendas de computadores de mesa foram de 1,864 milhão de unidades, 8% maior que as vendas do primeiro trimestre do ano. A maior concentração de vendas nesse segmento acontece porque os consumidores preferem ter um equipamento mais poderoso em casa pelo preço que pagariam por uma máquina portátil com configuração menor.

Em levantamento divulgado no início de junho, o Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo identificou aumento na informatização no País. Segundo o estudo, o Brasil possui cerca de 40 milhões de computadores em uso. Em 2006, esse número era de 36,4 milhões.



Estadão

SIGA-NOS NO Google News