Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil desenvolve retificadora de alta velocidade

Mauricio Cardoso/ABr - 26 de novembro de 2003 - 07:05

O Brasil acaba de entrar no seleto grupo de oito países produtores de retificadora de alta velocidade, utilizada na manufatura de peças que exigem extrema precisão em seu acabamento. A tecnologia nacional foi desenvolvida pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, em parceria com várias empresas do setor.

A máquina, registrada como Numerika G-800-CBN-HS, pode fabricar componentes mecânicos, motores aeroespaciais e peças de eletrodomésticos com precisão e rapidez. A retificação é aplicada em todo sistema mecânico que necessita de precisão para o correto funcionamento. Segundo o professor João Fernando Gomes de Oliveira, da EESC, no setor automobilístico, por exemplo, as operações de retificação consomem 25% do tempo gasto na produção de componentes de precisão.

Até o momento, três unidades industriais da retificadora já foram comercializadas e o protótipo, que custou US$ 250 mil, permanecerá na Universidade para o aprimoramento de sua aplicação. (com informações da Agência USP de Notícias)


SIGA-NOS NO Google News