Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil consegue prata na Classe Star

EBC/ABr - 21 de agosto de 2008 - 07:29

Novamente o Brasil conquista medalha na Vela. Mais uma vez Robert Scheidt está no pódio. Com uma recuperação incrível nas últimas regatas, a dupla brasileira - que conta tambem com Bruno Prada - galgou posições e chegou à prata na Classe Star.

Na última regata - chamada de regata da medalha - Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram em terceiro lugar, e beneficiados pelo fato dos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom terem cruzado a linha na última posição, ultrapassaram os nórdicos na classificação geral, alcançando a medalha de prata.

Bruno Prada tem 37 anos e participa de sua primeira Olimpíada. Robert Scheidt, 35, o porta-bandeira da delegação em Pequim, está em sua quarta Olimpíada e conseguiu sua quarta medalha (tem agora duas de ouro e duas de prata).

Os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson ganharam o ouro com 45 pontos perdidos, os brasileiros ficaram com 53 pontos perdidos, mesma pontuação dos suecos. Entretanto, como Scheidt e Prada obtiveram melhor colocação na regata da medalha, pegaram a prata no critério de desempate.

Essa é a primeira experiência olímpica de Robert Scheidt na Classe Star. De Atlanta 1996 a Atenas 2004, ele competiu na Classe Laser - para um único velejador. Depois de ser octacampeão mundial na Laser, Scheidt resolveu mudar de ares, ou melhor, de barcos.

É a 16ª medalha da Vela na história olímpica brasileira. Desde os Jogos do México 1968, são 6 ouros, 3 pratas e 7 bronzes. Isso torna o Iatismo o esporte que mais vezes subiu ao pódio nas Olimpíadas, superando o Judô, que tem 15 medalhas.

A Classe Star é a mesma categoria que deu aos velejadores Torben Grael e Marcelo Ferreira o bicampeonato olímpico, em Atlanta 1996 e Atenas 2004.


Por Carlos Molinari

SIGA-NOS NO Google News