Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

BR 158: descaso ou acaso?

23 de março de 2006 - 09:27

Guilherme Girotto
Guilherme Girotto

O cerrado é o celeiro do Brasil. Com essa afirmação, políticos fazem seus compromissos. As promessas de melhoria em infra-estrutura de transporte é o carro chefe de campanha. As eleições passam, os candidatos se elegem e, os compromissos... bem, os comprimissos são esquecidos.

A BR 158 que liga Cassilândia/MS à divisa do Estado de São Paulo, passando por Paranaíba e Aparecida do Taboado, não é, infelizmente, um caso isolado do resto do País. Quem vive no Bolsão-sul-matogrossense sabe muito bem o que represente esta via de acesso. Diariamente, milhares de veículos por ela trafegam, transportando desde gado para frigoríficos, até máquinas e implementos agrícolas. Sem contar, obviamente, toda a população da região.

Não bastasse a importância vital desta rodovia, como justificativa para mantê-la transitável, falta de reclamação e acidentes por causa do seu péssimo estado de conservação já foi amplamente divulgado. Então, falta o que?

Será que faltaria uma visita de responsáveis pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes)? Será que a licitação para recuperação das BR's brasileiras, tão amplamente divulgada pelo Governo Federal ainda não chegou a um vencedor? Será que a classe política regional, já se cansou de "passar o pires" aos políticos de Brasília? Será que não seria o caso dos Governadores, Deputados e Senadores e até o Presidente da República trocarem seus lindos, rápidos e seguros aviões, por uma frota de automóveis? Seria!!!

Qualquer das hipóteses acima elencadas faria com que os dois acidentes desta matéria fossem evitados. O primeiro acidente, com a carreta do Circo Zanchechini, que há um mês esteve em Cassilândia. Em sua direção, o palhaço que usava do bordão "ai que ódio", sem motivo para rir. Ao passar pelo buraco, o eixo de molas da frente estourou, sendo parado apenas por uma cerca, ao final da ribanceira. "Viver só de circo já é uma vitória no Brasil. Agora, palhaçada igual a essa eu nunca vi", desabafou o palhaço que ficou levemente ferido.

Dois quilômetros a frente, outra imagem foi registrada pelo nosso fotógrafo: em virtude de mais buracos na pista, um bitrem carregado com soja teve seu pneu estourado. Resultado: trezentos metros de indignação e desperdício, com as sementes de soja espalhadas pela rodovia, formando um lençol amarelo por toda a sua extensão. Ótima propaganda para o Programa Fome Zero.

E isso, só durante uma hora na Br 158, entre Cassilândia e Paranaiba.

SIGA-NOS NO Google News