Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bloqueio de benefícios de idosos deveria ter respaldo

Corban Costa/ABr - 07 de novembro de 2003 - 16:10

O advogado geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro da Costa disse, hoje, que o bloqueio do pagamentos das aposentadorias e pensões de idosos com mais de 90 anos não teria gerado tanta polêmica no país se o Ministério da Previdência Social tivesse dado um prazo para o casdastramentos das cerca de 105 mil pessoas que integram esse grupo de segurados. O problema poderia ter sido evitado ainda, de acordo com Ribeiro da Costa, se a medida tivesse sido examinada dentro da ótica jurídica.

Para ele, que falou durante a cerimônia de instalação da Comissão de Direitos Humanos da Advocacia Geral da União (AGU), as execuções das políticas públicas devem observar os valores dos direitos humanos. "Felizmente, o ministro da Previdência sustou essa medida. Na verdade, isso é um exemplo de como as medidas administrativas têm que ser melhor repensadas ou previstas do ponto de vista jurídico, afirmou o advogado-geral.

Entre as atribuiçãoes da Comissão de Direitos Humanos da AGU estão as de assistir o advogado geral da União quanto aos direitos da cidadania da criança, do adolescente, do idoso e das pessoas portadoras de deficiências, além de trabalhar para a promoção da igualdade, dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos.

A comissão, que será formada por integrantes da Procuradoria-Geral, Consultoria-Geral da União e pelo procurador-geral Federal, tem como missão elaborar relatórios mensais para subsidiar medidas e decisões da AGU na área de proteção aos direitos humanos no Brasil.

SIGA-NOS NO Google News