Cassilândia, Sábado, 29 de Abril de 2017

Últimas Notícias

25/05/2004 15:51

Blindagem de viatura policial poderá ser obrigatória

Agência Câmara

O Projeto de Lei 3402/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ), determina a blindagem de todas as viaturas policiais. De acordo com a proposta, os processos de aquisição de viaturas operacionais para comporem os quadros de material da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das polícias Civil e Militar dos estados estabelecerão a blindagem de vidros e carroceira como item obrigatório das respectivas especificações técnicas.
O parlamentar alega que já se foi o tempo em que as viaturas policiais se destinavam exclusivamente a simbolizar a presença da autoridade do Estado e a viabilizar a mobilidade dos servidores das instituições policiais. "Nesse tempo, os agentes da criminalidade dispunham de armamento leve para a prática dos delitos ou no enfrentamento com os policiais, como armas brancas e revólveres de pequeno calibre. A simples presença da autoridade policial bastava para atemorizar o bandido e pô-lo em fuga", lembra o autor do projeto.

Armamento de alto calibre
Carlos Nader ressalta que hoje a realidade tem sido outra, uma vez que os bandidos se modernizaram e possuem armamento de alto calibre, inclusive de uso privativo das Forças Armadas. "Sem contar que, não raras vezes, são eles que tomam a iniciativa desse enfrentamento, emboscando as viaturas policiais em patrulha nas vias urbanas e trucidando a equipagem", alerta o parlamentar.
Para Nader, o Estado precisa seguir "o exemplo da sociedade civil que, acuada pela violência, busca na blindagem de seus automóveis a segurança que parece ter escapado da capacidade de um Estado hesitante e negligente no cumprimento de suas atribuições nesta importante área da infra-estrutura social".
Ele entende que, ao Estado, em seu papel de empregador, cabe a responsabilidade de prover os seus funcionários com equipamentos de proteção individual compatíveis com os riscos decorrentes de sua atividade.

Tramitação
O PL 3402/04 foi apensado ao Projeto de Lei 7306/02, do deputado Cabo Júlio (PSC-MG), que prevê a blindagem de viaturas das polícias Civil e Militar dos estados e do Distrito Federal. As matérias, que tramitam em caráter conclusivo, estão na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, onde foi designado como relator o deputado João Campos (PSDB-GO). Elas serão posteriormente analisadas pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem - Claudia Lisboa
Edição - Simone Ravazzolli


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)