Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/07/2004 14:38

Bibliotecas podem ter recursos privativos

Agência Câmara

A Câmara estuda a possibilidade de vincular recursos públicos para a construção e manutenção de bibliotecas. A sugestão foi apresentada pelo deputado Almir Moura (PL-RJ) por meio da Proposta de Emenda à Constituição 286/04. O parlamentar informa que o Brasil tem, atualmente, cerca de 16 milhões de analfabetos com idade acima dos 15 anos. "Além disso, 1/3 da população brasileira tem habilidades de leitura e de escrita muito baixas, sendo incapaz de interpretar um texto mais longo e com alguma complexidade", acrescenta.

Recursos mínimos
De acordo com o texto, a União deverá aplicar, no mínimo, 2% ao ano; os estados e o Distrito Federal deverão destinar, pelo menos, 1,5%; e os municípios, 1% das receitas resultantes de impostos para expansão das bibliotecas públicas.
Almir Moura lembra as bem-sucedidas vinculações de recursos que atualmente beneficiam as áreas de educação e saúde, as quais, em sua avaliação, propiciaram enormes avanços no campo social da atuação governamental. O deputado acredita que vincular verbas das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) para a construção de bibliotecas permitirá a redução de disparidades sociais e a democratização do acesso à leitura.

Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania está analisando a constitucionalidade da proposta. Se for aprovada, será criada uma comissão especial que apreciará o mérito da matéria durante 40 sessões. Caso a comissão especial também aprove o projeto, ele ainda terá que ser votado em dois turnos pelo plenário da Câmara antes de ser encaminhado ao Senado Federal.



Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Regina Céli Assumpção

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)