Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Beber muito pode trazer complicações irreversíveis

Agência do Rádio - 06 de maio de 2009 - 07:33

Uma pessoa que ingere muito álcool na fase da adolescência e juventude tem até cinco vezes mais chances de se tornar alcoólatra na vida adulta. E o uso exagerado da bebida compromete, principalmente, habilidades como a memória e o aprendizado. Mas o cardiologista Augusto Bozza alerta que o consumo exagerado de álcool ao longo da vida pode comprometer muitos outros aspectos da saúde.


"Nós sabemos que o uso continuado da bebida alcoólica em níveis elevados leva à hipertensão. Existe outro problema que o álcool também prejudica porque o álcool, continuadamente, ele pode levar a uma doença chamada miocardiopatia alcoólica, isso é, ele altera as células responsáveis pela contração do coração. E isso é uma doença muito grave."

De acordo com o cardiologista, a miocardiopatia pode levar a pessoa a ter insuficiência cardíaca. E, mesmo com a suspensão do álcool, esse tipo de problema pode continuar evoluindo. O levantamento mais recente do Ministério da Saúde sobre mortes relacionadas ao alcoolismo mostra que, entre dois mil e dois mil seis, esse número subiu em mais de dezoito por cento.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News