Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Basquete: Seleção Feminina diminui estatura na defesa

COB - 13 de agosto de 2004 - 14:52

ATENAS - Defender melhor sem perder a qualidade do ataque. O técnico da Seleção Brasileira, Antônio Carlos Barbosa, optou por esta filosofia para conter a velocidade da equipe japonesa, adversária na estréia pelo grupo A, neste sábado, às 16h45 (10h45 pelo horário de Brasília). Por isso, resolveu escalar a ala-pivô Leila, de 1,87m, no lugar da pivô Cíntia Tuiú, de 1,95m. As demais titulares são Helen, Iziane, Janeth e Alessandra.

Segundo Barbosa, é preciso jogar de acordo com o adversário. "No basquete, não há apenas cinco titulares. Fiz a opção de começar com a Leila porque precisamos ter mais velocidade na marcação. Mas nem por isso vamos perder a vantagem que temos na estatura, principalmente no ataque", explicou Barbosa, que busca evitar o passe rápido e os chutes de três pontos do time japonês, que joga em velocidade, como fazem normalmente os países asiáticos.

Leila, que foi campeã mundial em 94 e medalha de prata em Atlanta-96, está confiante em seu retorno olímpico - a jogadora não pôde ir a Sydney-2000 devido a uma lesão na cartilagem do joelho direito nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg-99. "Eu fiquei muito tempo parada por causa do problema médico. Depois, tive o meu filho, Davi, que fez dois anos há dois dias (na quarta-feira, dia 11). Mas o Barbosa me disse que me queria de volta para os Jogos Olímpicos, e aqui estou em Atenas para jogar", contou Leila.

Confiança também é o que não falta para Janeth, que recuperou-se de uma lesão muscular nas costas e está confirmada por Barbosa para a estréia contra o Japão. "Não estou sentindo nada e posso jogar com tranqüilidade", comentou Janeth, que busca sua terceira medalha olímpica - foi prata em Atlanta-96 e bronze em Sydney-2000. Depois de enfrentar o Japão, o Brasil jogará contra a Rússia (dia 18), a Nigéria (20) e a Austrália (22).


SIGA-NOS NO Google News