Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Banco Central reduz juros para 11,5% ao ano

Edla Lula/ABr - 18 de julho de 2007 - 23:17

Brasília - O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, por 4 votos a 3, reduzir a taxa básica dos juros (Selic) dos atuais 12% ao ano para 11,5% ao ano.

Em nota, o Copom informa que "o comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até a sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária ".


Este é o décimo sétimo corte consecutivo desde que o Banco Central iniciou a trajetória de redução da Selic, em setembro de 2005. É também a segunda vez consecutiva que a alteração é feita em meio ponto percentual.


Nas primeiras reuniões do ano, em janeiro, março e abril, o Banco Central vinha sendo mais cauteloso, com reduções de 0,25%, explicadas, principalmente, por possíveis influencias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no controle da inflação.

Diante do cenário de equilíbrio na inflação, com perspectivas de que o IPCA, índice usado pelo governo para medir a inflação, fique abaixo da meta de 4,5% este ano, o BC resolveu praticar reduções de 0,5% na última reunião, em junho, e nesta, de julho.

A redução de hoje já era esperada pelo mercado financeiro, conforme pesquisa semanal divulgada na última segunda-feira (16) pelo próprio Banco Central. O relatório de mercado, que ouve quase 100 instituições financeiras, apontou que a Selic ficaria em 11,5% a partir de hoje.

A expectativa dos investidores é que a Selic encerre o ano em 10,75% ao ano e em 9,75% em 2008.


As razões que levaram o BC a reduzir a taxa em meio ponto percentual serão conhecidas na quinta-feira da próxima semana, quando será divulgada a ata da reunião.

O Copom se reúne novamente nos dias 4 e 5 de setembro.

SIGA-NOS NO Google News