Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Balanço da Semana Nacional de Conciliação

10 de dezembro de 2007 - 15:18

A Semana da Conciliação, realizada no período de 3 a 8 de dezembro em todo o pais, alcançou no estado de Mato Grosso do Sul a marca de mais de R$ 19 milhões em acordos. Segundo dados do Tribunal de Justiça de MS, das 5.412 audiências designadas, foram realizadas 4.513 em todo o Estado, sendo 3.856 cíveis e 657 da área criminal.
Os acordos somaram 40,28% do total, sendo 39,78% nas audiências cíveis e 51,63% nas criminais.
Conforme a Seção de Estatística da Corregedoria, os valores resultantes dos acordos homologados totalizaram R$ 19.043.527,89. Foram atendidas 9.288 pessoas na última semana e realizadas 42 palestras, com o objetivo de esclarecer e chamar a atenção da população para a importância de conciliar.

ENVOLVIMENTO
O presidente do TJMS, Des. João Carlos Brandes Garcia, destacou o envolvimento de magistrados, servidores e partes envolvidas em demandas processuais para que fossem alcançados números expressivos na justiça estadual. “Este movimento conciliatório serviu para nós darmos uma resposta mais rápida às ações movidas pela população. Nós criamos um ambiente, com a parceria de empresas e entidades ligadas à justiça, para que, na medida do possível, houvesse o maior número de conciliações. O acordo amigável entre as partes é a melhor maneira para que a justiça prevaleça”, afirmou o magistrado.
A Semana Nacional da Conciliação contou com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria e a sociedade em geral. Entres os seus objetivos, pretendeu criar uma nova mentalidade voltada à pacificação social, por meio da conciliação, do acordo entre as partes. O movimento é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça e coordenado pelo Poder Judiciário de MS.
O Poder Judiciário de MS, com esta mentalidade de promover o acordo, procurou parcerias e conseguiu a adesão de diversas seguradoras, bancos, financeiras, telefonia, empresa fornecedora de energia, empresa fornecedora de água, para ampliar o leque de possibilidades durante a semana de mobilização. As universidades também auxiliaram com profissionais da prática jurídica.

COLABORADORES
No Estado foram mobilizados 386 colaboradores, sendo 56 magistrados e 330 servidores. Participaram do evento a Comarca de Campo Grande, e 21 comarcas do interior: Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Cassilândia, Bandeirantes, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Glória de Dourados, Inocência, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Deodápolis, Iguatemi, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho. Na capital foram 10 juizados especiais e 9 cartórios. (As informações são do TJ MS)

SIGA-NOS NO Google News