Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/05/2004 14:44

Avaliação da pós-graduação brasileira começa amanhã

Dourados News

A partir de amanhã integrantes de 46 áreas do conhecimento representadas nos cursos de mestrado e doutorado do País estarão em Brasília preparando o processo de avaliação da pós-graduação das universidades brasileiras. Realizado a cada três anos, o trabalho conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, avalia a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado de todas as universidades brasileiras, públicas e privadas.

Na última avaliação, 7% dos quase três mil mestrados e doutorados ministrados no Brasil atingiram o conceito de padrão internacional (notas 6 e 7) e a expectativa é que este número aumente ainda mais. Segundo o diretor de Avaliação da Capes, professor Renato Janine, centenas de cursos obtiveram a nota 5, que caracteriza cursos de excelente qualidade e bem próximos do padrão internacional.

Na primeira fase do processo serão definidos os critérios norteadores e organizacionais de avaliação dos cursos de ciências exatas e humanas. A avaliação propriamente dita começa no dia 12 de julho e vai até a segunda quinzena de agosto, quando todos os programas de pós-graduação (mestrados, mestrados profissionalizantes e doutorados) receberão um conceito entre 1 e 7.

Os conceitos 6 e 7 são os melhores da academia e têm sua excelência reconhecida em âmbito internacional. Os programas conceituados entre 3 e 5 estão numa escala entre razoável e bom. Abaixo de 3 não são recomendados pela Capes e seus diplomas, considerados inválidos.

Renato Janine recomenda que toda pessoa que queira fazer pós-graduação no Brasil acesse o site da Capes – www.capes.gov.br - e veja as notas atribuídas aos cursos que lhe interessa. “Isso é muito importante para não escolher um curso que seja inferior a sua expectativa e para evitar o ingresso em um curso que não seja uma pós-graduação no sentido forte do termo”, alerta o professor.

A avaliação dos programas de pós-graduação analisa minuciosamente vários fatores, entre eles, a produção científica, número e qualificação de orientadores, número de estudantes, teses e tempo de conclusão de curso. Com isso, segundo Renato Janine, é possível estabelecer metas de qualidade e garantir para o Brasil os melhores pesquisadores, a melhor pesquisa e os melhores profissionais.

Renato Janine também ressalta a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira. “É fundamental que as empresas tomem cada vez mais consciência da importância do pesquisador titular, com mestrado e doutorado, para fazer uma revolução na produção brasileira”.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)