Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Autorizada exportação de produtos vegetais compactados

Cristina Guimarães/ABr - 22 de março de 2004 - 16:43

O Brasil já pode exportar briquetes, resíduos ou pó de serragem e de cascas vegetais compactados. A exportação do produto foi autorizada pelo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que publicou as normas em Instrução Normativa. De acordo com o Ibama, a liberação é uma reivindicação antiga da indústria madeireira e foi autorizada pela Câmara de Exportação (Camex).

O briquete é produzido por algumas empresas no país. É utilizado, por exemplo, em fornos de indústrias, substituindo aos poucos o uso de lenha. Segundo o Ibama, a lenha é um material heterogêneo que provém de diversas espécies de madeira com forma variável e teor de umidade geralmente elevada. Enquanto o briquete apresenta forma regular, umidade aproximada de 8% e constituição homogeneizada pelo processo de compactação.

Há cerca de um ano, a Comunidade Econômica Européia vinha negociando com o Brasil, por meio do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama, a compra de tecnologia para geração de energia limpa proveniente da biomassa, como os briquetes.

O processo de fabricação do briquete foi desenvolvido pelo pesquisador do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama, Waldir Quirino. A idéia de Quirino teve como base procurar a valorização energética dos resíduos que muitas vezes apodrecem sem utilidade. Ele explica que trinta quilos de briquetes são suficientes para iluminar com energia limpa uma residência que consome 100 kWh/mês de luz elétrica de fonte hidráulica.

Além da possibilidade de trazer divisas para o país com a exportação, o briquete é ambientalmente aceito por conter resíduos que não serão incinerados. Dados do Ibama mostram que o briquete tem o poder calorífico superior 1,33 vezes à lenha e rendimento energético superior em até 50%.

De acordo com o Ibama, para a exportação do briquete é necessária a autorização do órgão, por meio de um despacho de exportação, expedido 48 horas antes do embarque, com vistas à inspeção e liberação.

SIGA-NOS NO Google News