Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumento nos insumos agrícolas prejudica o agronegócio

Famasul Noticías - 18 de novembro de 2004 - 13:08

Liberação do plantio de transgênicos, quebra das patentes e introdução de genéricos de insumos agrícolas e prorrogação nos prazos dos contratos de empréstimos agrícolas são as medidas que poderão atenuar a atual projeção de saldo negativo no setor nacional da produção de grãos na safra 2004/2005.

E mesmo com a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de uma safra de 130 milhões de toneladas, a falta de liquidez do mercado internacional irá fazer com que produtores enfrentem problemas na comercialização e exportação.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Homero Alves Pereira, os produtos mais fragilizados pela atual situação são o algodão e a soja, mas todo o setor de grãos deverá ser atingido. "Desde 1998, quando houve a securitização (prorrogação das dívidas agrícolas por 20 anos), os agricultores não passavam por uma crise parecida. E mesmo com uma projeção de que o setor termine o ano agrícola (junho de 2005) com saldo negativo, não há ainda como se definir esse desempenho em números", explica o presidente da Famato.


Autor:
Suino.com

SIGA-NOS NO Google News