Cassilândia, Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

10/09/2007 12:05

Audiência discute implantação da rádio digital no Brasil

Agência Câmara

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal promove nesta terça-feira (11) audiência pública sobre a implantação da rádio digital no País. Foram convidados para o debate:
- a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Zilda Beatriz Silva de Campos Abreu;
- o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg;
- o coordenador jurídico da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Joaquim Carlos Carvalho;
- o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Roberto Franco; e
- o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero.

Digitalização
Com a digitalização, haverá uma melhora na qualidade do áudio - a rádio AM terá qualidade de FM, a FM terá som de CD, e será possível transmitir até quatro canais dentro da mesma freqüência. Além disso, com a nova tecnologia, as informações, antes exclusivamente sonoras, passam a ser transmitidas em bits, o que torna possível às emissoras enviar textos e fotos (para aparelhos que tenham visor).

A discussão sobre a implantação da rádio digital interessa à indústria, aos radiodifusores comerciais, públicos e comunitários e à sociedade em geral, já que haverá necessidade de trocar os transmissores das cerca de 5 mil emissoras autorizadas, além dos cerca de 200 milhões de aparelhos de rádio existentes no Brasil. A expectativa é que a nova tecnologia esteja em operação já no próximo ano.

Padrão
O Brasil ainda precisa decidir que padrão vai adotar na implantação da rádio digital - norte-americano, europeu ou japonês. O sistema norte-americano, conhecido como In Band On Channel (Iboc), é de propriedade da empresa IBiquity, que cobra royalties mas mantém as mesmas freqüências já em uso pelas emissoras. Esse é o sistema preferido pelos atuais donos de rádios no Brasil porque assegura as concessões que eles já têm. O País pode ainda desenvolver pesquisas no setor e criar uma alternativa nacional para a tecnologia.

A audiência, que foi solicitada pelos deputados Roberto Rocha (PSDB-MA), Maria do Carmo Lara (PT-MG) e outros, será realizada no plenário 13 a partir das 14h30.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
10:50
Loterias
10:40
Loterias
10:20
Loterias
10:10
Loterias
10:00
Receita do dia
09:40
Loterias
09:00
Maternidade
Sábado, 14 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)