Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/04/2007 08:28

Audiência debaterá reajustes de planos de saúde

Agência Câmara

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal promoverá audiência pública para discutir os reajustes dos planos de saúde, tanto anuais quanto os referentes à mudança de faixa etária - principalmente para os consumidores que possuem contratos firmados antes da vigência da Lei dos Planos de Saúde (Lei 9.961/00). O evento atende à solicitação do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).

O parlamentar afirma que, de acordo com a Lei 9.961/00, a Agência Nacional de Saúde (ANS) tem competência para autorizar reajustes dos planos, independentemente da época de sua contratação. "A ANS deve fazê-lo levando em consideração o disposto no Código de Defesa do Consumidor e sabendo que é seu dever zelar para que os direitos à saúde e à vida dos consumidores de planos de saúde sejam respeitados, bem como seus direitos contratuais", alerta o parlamentar.

Para ele, é necessário que a agência cumpra com seu papel institucional de zelar pelo interesse público, regulando, inclusive, os reajustes dos contratos antigos e impedindo qualquer reajuste abusivo. "Caso contrário, não restará, para muitos consumidores, senão a opção do cancelamento do plano de saúde", declara o deputado.

Chico Lopes entende que o debate desse tema justifica-se no âmbito da comissão, diante de sua responsabilidade permanente, "visando, sobretudo, coibir a aplicação de percentuais altos, superiores ao índice aplicado pela própria agência reguladora, ou ainda muito acima de qualquer índice oficial de reflexo da inflação".

Participantes
Deverão ser convidados para debater o tema representantes da ANS; do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC); do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec); e da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público.

Também deverão participar da audiência pública representantes da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps); da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e das empresas de planos de saúde e demais entidades interessadas no tema.

A data da audiência ainda não foi definida.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)