Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

01/04/2007 08:28

Audiência debaterá reajustes de planos de saúde

Agência Câmara

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal promoverá audiência pública para discutir os reajustes dos planos de saúde, tanto anuais quanto os referentes à mudança de faixa etária - principalmente para os consumidores que possuem contratos firmados antes da vigência da Lei dos Planos de Saúde (Lei 9.961/00). O evento atende à solicitação do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).

O parlamentar afirma que, de acordo com a Lei 9.961/00, a Agência Nacional de Saúde (ANS) tem competência para autorizar reajustes dos planos, independentemente da época de sua contratação. "A ANS deve fazê-lo levando em consideração o disposto no Código de Defesa do Consumidor e sabendo que é seu dever zelar para que os direitos à saúde e à vida dos consumidores de planos de saúde sejam respeitados, bem como seus direitos contratuais", alerta o parlamentar.

Para ele, é necessário que a agência cumpra com seu papel institucional de zelar pelo interesse público, regulando, inclusive, os reajustes dos contratos antigos e impedindo qualquer reajuste abusivo. "Caso contrário, não restará, para muitos consumidores, senão a opção do cancelamento do plano de saúde", declara o deputado.

Chico Lopes entende que o debate desse tema justifica-se no âmbito da comissão, diante de sua responsabilidade permanente, "visando, sobretudo, coibir a aplicação de percentuais altos, superiores ao índice aplicado pela própria agência reguladora, ou ainda muito acima de qualquer índice oficial de reflexo da inflação".

Participantes
Deverão ser convidados para debater o tema representantes da ANS; do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC); do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec); e da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público.

Também deverão participar da audiência pública representantes da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps); da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e das empresas de planos de saúde e demais entidades interessadas no tema.

A data da audiência ainda não foi definida.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)