Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Atuários têm mercado potencial no Brasil,avalia Fundação

Alana Gandra/ABr - 11 de fevereiro de 2006 - 11:47

A crescente discussão de soluções para a gestão previdenciária de estados e municípios reforça a importância de profissionais formados em atuária, avalia o coordenador executivo do Núcleo Atuarial de Previdência (NAP), da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Benedito Passos. "É esse profissional, formado em Ciências Atuariais, que se encarrega de determinar e calcular o custo do sistema, apontando também a forma como esse custo vai ser coberto."

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), existe um mercado potencial no Brasil para os atuários. Para os especialistas, além de oferecer salários elevados, essa é uma das poucas profissões em que há mais postos de trabalho do que candidatos. O curso superior em Ciências Atuariais já é oferecido no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará.

A profissão de atuário foi regulamentada em 1969 e reconhecida pelo Ministério da Educação no ano seguinte. Cabe ao profissional calcular os riscos que afetam entidades de previdência públicas e privadas, fundos de pensão, seguradoras, companhias de capitalização e instituições financeiras, estimando a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito e de trabalho.


SIGA-NOS NO Google News