Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/03/2009 10:53

Atividade lotérica ganha nova regulamentação

Alana Gandra , ABr

Rio de Janeiro - A revisão das normas que regulam o setor de loterias já foi concluída pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em parceria com a Caixa Econômica Federal e deverá ser publicada ainda neste semestre. A informação foi dada à Agência Brasil pelo presidente do órgão, vinculado ao Ministério da Fazenda, Antonio Gustavo Rodrigues.

Além de regulamentar a atividade, a nova resolução tem o objetivo de verificar a lisura das operações para coibir a lavagem de dinheiro. Rodrigues esclareceu que “a forma como se lava dinheiro em loterias é na compra de bilhetes premiados”. Segundo ele, há três hipóteses: o ganhador vende seu prêmio para o lavador, as lavagens de dinheiro são feitas pelas lotéricas ou por funcionários da Caixa.

O presidente do Coaf explicou que como se trata, em geral, de prêmios de pequeno valor, a hipótese de o ganhador recorrer a um lavador de dinheiro é difícil. O mesmo ocorre em relação aos funcionários da Caixa, que passam por auditorias permanentes.

“O que sobra de risco maior é justamente o pessoal das lotéricas”, disse ele. Os prêmios grandes são recebidos na Caixa. “Você tem que se identificar para receber o seu prêmio. Mas, se for um prêmio pequeno, você recebe na própria lotérica. Ou seja, o ganhador fica feliz em receber o seu dinheirinho e o pessoal da lotérica fica com o bilhete, que depois pode vender para alguém querendo lavar [dinheiro]”.

Com a nova norma, houve uma mudança na captação de informações. “Antes, nós captávamos quem estava ganhando. Agora, a gente quer saber onde a pessoa apostou. Com isso, você consegue agregar mais informação que pode ser útil na fase de investigação”. O presidente do Coaf disse que foi feito um “pente fino” na norma, com base na experiência do órgão no tratamento da questão nos últimos anos.

O Coaf continua trabalhando na revisão das resoluções que regulamentam os setores de joalherias, obras de arte e cartões de crédito. Antonio Gustavo Rodrigues informou que neste ano devem ser divulgadas as novas normas para esses setores.

Nos últimos anos, o Coaf revisou as normas para os setores de factoring (fomento mercantil, atividade comercial que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros) e imobiliário.

O presidente do Coaf participa hoje (12) do 5º Fórum Nacional de Prevenção a Crimes Econômicos, promovido pela Associação e Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)