Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/03/2009 10:53

Atividade lotérica ganha nova regulamentação

Alana Gandra , ABr

Rio de Janeiro - A revisão das normas que regulam o setor de loterias já foi concluída pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em parceria com a Caixa Econômica Federal e deverá ser publicada ainda neste semestre. A informação foi dada à Agência Brasil pelo presidente do órgão, vinculado ao Ministério da Fazenda, Antonio Gustavo Rodrigues.

Além de regulamentar a atividade, a nova resolução tem o objetivo de verificar a lisura das operações para coibir a lavagem de dinheiro. Rodrigues esclareceu que “a forma como se lava dinheiro em loterias é na compra de bilhetes premiados”. Segundo ele, há três hipóteses: o ganhador vende seu prêmio para o lavador, as lavagens de dinheiro são feitas pelas lotéricas ou por funcionários da Caixa.

O presidente do Coaf explicou que como se trata, em geral, de prêmios de pequeno valor, a hipótese de o ganhador recorrer a um lavador de dinheiro é difícil. O mesmo ocorre em relação aos funcionários da Caixa, que passam por auditorias permanentes.

“O que sobra de risco maior é justamente o pessoal das lotéricas”, disse ele. Os prêmios grandes são recebidos na Caixa. “Você tem que se identificar para receber o seu prêmio. Mas, se for um prêmio pequeno, você recebe na própria lotérica. Ou seja, o ganhador fica feliz em receber o seu dinheirinho e o pessoal da lotérica fica com o bilhete, que depois pode vender para alguém querendo lavar [dinheiro]”.

Com a nova norma, houve uma mudança na captação de informações. “Antes, nós captávamos quem estava ganhando. Agora, a gente quer saber onde a pessoa apostou. Com isso, você consegue agregar mais informação que pode ser útil na fase de investigação”. O presidente do Coaf disse que foi feito um “pente fino” na norma, com base na experiência do órgão no tratamento da questão nos últimos anos.

O Coaf continua trabalhando na revisão das resoluções que regulamentam os setores de joalherias, obras de arte e cartões de crédito. Antonio Gustavo Rodrigues informou que neste ano devem ser divulgadas as novas normas para esses setores.

Nos últimos anos, o Coaf revisou as normas para os setores de factoring (fomento mercantil, atividade comercial que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros) e imobiliário.

O presidente do Coaf participa hoje (12) do 5º Fórum Nacional de Prevenção a Crimes Econômicos, promovido pela Associação e Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)