Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/02/2004 09:32

As mudanças sociais influenciam o relacionamento amoroso

Camila Cotta/ABr

- Além de ser um dos sentimentos de mais difícil conceituação, o amor, principal amálgama do relacionamento humano, tem experimentado um longo período de turbulência que, para muitos, é o responsável pela fragilidade e deterioração do relacionamento entre as pessoas. Embora universal e inerente ao ser humano ele não conseguiu ficar imune as profundas alterações de valores ocorridas nos últimos séculos.

De acordo com a psicóloga Marta Helena de Freitas, professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), parte dessa alteração sofrida no nosso "sentimento maior" está no século 20, quando ocorreu um processo social que ficou conhecido como secularização, termo derivado do movimento de separação da igreja do estado, e que trouxe para as pessoas uma marcante sensação de descrença para com os valores religiosos.

"Com a separação dessas duas entidades houve um avanço científico e tecnológico que trouxe no seu bojo a mudança de uma série de valores. A sociedade que era mais gregária, com valores voltados para as relações e para a convivência, passou a se voltar para o conhecimento, para a
produção, para o domínio da técnica. Com isto, as pessoas foram se distanciando uma das outras, já que dirigiam seus focos mais para o terreno prático do que humano", explica Marta.

Além desse aspecto, a professora comenta que o comportamento do ser humano é multideterminado o que pode gerar uma certa subjetividade. "Se antes a atenção era voltada para o grupo, hoje as pessoas são mais voltadas para si mesmo", diz. Há um processo de emancipação do indivíduo, ao mesmo tempo em que ele se torna mais autônomo, se desloca mais aos vínculos das relações em prol de alcançar seus objetivos mais individuais, atingindo o
individualismo.

Para Rosana Rodrigues Gomes da Silva, pedagoga e pesquisadora do amor no interior paulista, essa mudança do sentimento amoroso ao longo dos séculos vem sendo diferente devido a mudança da concepção de vida das pessoas no cotidiano. Para ela, o amor está em fase de evolução. "Se pensarmos nos primórdios da história, o homem cuidava da caça e tinha uma atividade predominantemente fora da comunidade onde ele precisava prover o alimento para a família. Já a mulher cuidava do ambiente familiar e das crias. Com o passar do tempo a essência permanece, a característica do homem ser o provedor e a mulher é polivalente, ainda se mantêm. Mas, aos poucos observamos que os valores estão se modificando", comenta.

Um outro aspecto de viva influência no nos relacionamentos amorosos de hoje é a emancipação feminina conquistada na década de 70. Como o homem era o provedor de todo o sustento da família e à mulher estava reservado um papel mais doméstico, portanto menos visível, esse movimento radical trouxe alguns fantasmas para ele. Hoje, a mulher deixou de ser só ela o alvo da conquista e virou caçadora; conquistou mais autonomia e confiança, o que tem modificando as relações entre os sexos. "Cada ser humano tem características peculiares, apesar da mulher estar buscando uma certa igualdade, acredito que cada um tenha a sua função. Por enquanto o homem não consegue gerar uma vida como a mulher", exemplifica Rosana.

Marta Freitas concorda e acrescenta que o homem age tal qual seus antepassados. Equilibrar um novo papel é uma tarefa complexa e é preciso se organizar. "A vida doméstica mudou de ambos os lados. A mulher passou a ter outras responsabilidades, ela está dividida entre família, estética e trabalho, tornando-a sobrecarregada. Uma série de conflitos vieram a tona, pois muita dessas mulheres vieram de famílias que tinham outros valores e também porque mobilizou a imagem masculina", relata.

Na opinião da psicóloga, estamos passando por um processo 'decartiano' de relacionamento, ou seja, uma síntese do momento e, mais para frente um outro momento. "Acredito que se for me pautar em algumas pessoas que tentam relações, quebram relações e depois reconstroem essas relações, estas ficam mais maduras e serenas. Depois do sofrimento as pessoas mudam, ficam mais maduras, os relacionamentos se tornam diferentes, há renuncia e há entrega", alega.

Marta acredita que por meio desses valores observados é possível ter relações duradouras, mas estas diferentes do que eram antes. As relações estão se reorganizando no novo contexto social. "Por se tratar de um período de reorganização, nossos filhos já terão resolvido no futuro. Isso favorecerá a que se tenha maior tendência para uma relação mais estável entre as pessoas. Os filhos tendem a reproduzir o modelo dos pais ou fazer o oposto caso não de certo em casa. O mundo tende a refletir, a igreja irá se tornar mais criativa, resgatando a fé, retirando os dogmas e resgatando os valores perdidos", afirma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)