Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/02/2007 06:37

Artrose : você sabe o que é isso?

Laís Bittencourt de Moraes*

Artrose, osteoartrose ou osteoartrite é uma patologia caracterizada pela destruição da cartilagem articular, causando dor, deformidade e comprometimento das funções da articulação.
Essa patologia é a mais incidente e a mais freqüente das doenças articulares, podendo acontecer em ambos os sexos, mas, tem maior acometimento nos idosos e nas mulheres. A sua ocorrência aumenta de modo significativo em pessoas com idade avançada.
Todas as articulações podem ter artrose, porém, normalmente as articulações mais comprometidas são as dos joelhos, da coluna, do quadril (articulações que suportam muitas cargas), e a dos dedos (devido aos esforços e movimentos repetitivos).
Os principais sintomas são dores, ruídos e inchaços articulares, rigidez articular (principalmente matinal), além de deformidades e diminuição da capacidade de movimentação da articulação.
Apesar de ser uma doença normalmente considerada progressiva, ela não representa risco de vida. Essa condição patológica é classificada como primária quando não há conhecimento de sua causa, ou secundária, quando a causa é conhecida.
A causa da artrose pode estar relacionada a vários fatores, tais como, microtraumatismos de repetição, cargas articulares excessivas, obesidade, atividades ocupacionais, fatores metabólicos, endócrinos e hereditários.
O diagnóstico da artrose normalmente é realizado por meio de exame clínico, da história relatada nas consultas e dos achados radiológicos do paciente. Porém, em alguns casos, podem ser necessários outros exames laboratoriais.
A progressão da artrose pode ocorrer de maneiras bastante diversificadas. Em algumas pessoas a doença pode progredir até a destruição da articulação; em outras, pode evoluir muito pouco e até mesmo, depois de dado momento, permanecer estagnada.
O tratamento deve ser realizado de acordo com a gravidade do acometimento e com as particularidades do paciente. Deve ser multidisciplinar, buscando a melhora funcional, mecânica e clínica. Dentre as formas de tratamento, destacam-se as cirurgias, os medicamentos e a Fisioterapia. É importante diminuir o quadro doloroso, inflamatório, reduzir a incapacidade do membro e melhorar a função da articulação, facilitando assim as atividades de vida diária do paciente.
Os pacientes obesos devem ser informados de que o controle do peso corporal e a redução da obesidade são estratégias essenciais para amenizar os problemas da artrose, principalmente nas articulações que suportam muito peso. Os cuidados apropriados e a atuação da Fisioterapia nessa doença articular podem causar diferenças significativas na qualidade de vida do paciente, podendo evitar que a artrose cause maiores danos.
O Fisioterapeuta pode utilizar diversas formas de tratamento como, por exemplo, a utilização da eletroterapia (para tratamento da dor e da inflamação), da crioterapia (terapia com baixas temperaturas), mobilização articular, prescrição de programas de exercícios terapêuticos em solo ou na água e até mesmo trabalhar em alguns casos com métodos mais abrangentes, como por exemplo, o Pilates e o RPG (Reeducação Postural Global).
É fundamental, que o paciente esteja ciente do seu caso e que siga corretamente o tratamento prescrito pelo Fisioterapeuta responsável, para que ele possa evitar maiores danos e ter uma melhor recuperação com maior qualidade de vida.

*FISIOTERAPEUTA – CREFITO 80247-F. Pós-graduada em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica (UNOESTE-SP). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN-MS). Formada no método Pilates. Cursando Acupuntura (ABA-Associação Brasileira de Acupuntura). E-mail: laisbmoraes@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)