Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/08/2006 13:17

Artigo - Você e a Moto:uma união feliz

Prof. Rosildo Barcellos

Você e a Moto:uma união feliz

Prof. Rosildo Barcellos

Quando pensamos em facilidade de estacionamento, economia de combustível e baixo custo de aquisição se comparado com os automóveis em geral; e principalmente quando lembramos de um congestionamento grande mas que se ajeitar aqui e ajeitar ali você consegue passar ... é claro que lembramos da motocicleta,ou simplesmente “moto”;aquela sensação de liberdade e do vento acariciando o rosto são indescritíveis.No entanto ela apresenta algumas desvantagens entre elas podemos citar a sua restrição de uso nos dias chuvosos e, principalmente, pela sua vulnerabilidade em acidentes de trânsito notadamente quando o motociclista não tem consciência desta condição realizando manobras inconsequentes que podem proporcionar uma situação de risco a sua integridade física a de seu passageiro e a dos demais usuários da via

É cediço que não há liberdade sem limites e não há responsabilidade sem conseqüências. E a conscientização dos limites e das conseqüências devidos ao uso da motocicleta precisa ser inculcada no condutor portador de CNH “A,” para que ele não venha a sofrer a desventura de se contrapor em situações que poderão distoar de seus anseios.
A comemoração da Semana Nacional de Trânsito que ocorrerá de 18 a 25 de setembro lançará holofotes sobre as 7,5 milhões de motocicletas que circulam por esse pedaço de chão que é meu Brasil. O tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito – “Você e a moto: uma união feliz” – tem por escopo chamar a atenção de todos que dividem o espaço viário, para o uso apropriado e seguro deste meio de transporte importante para vencer os transtornos causados pelo inchaço das metrópoles e da situação econômica das famílias esprimidas pelos constantes aumentos do preço do combustível.lembro que desde o dia 9 de julho de 2006; a passagem de ônibus interestadual teve alta de 9%, autorizados pela ANTT e os ônibus semi-urbanos, tiveram aumento de 6,15% e segundo a Portaria de nº 55 da Agepan esta autorizado reajuste de 6,93% nas passagens de ônibus intermunicipais, a partir de 1º de setembro.
Esses dados nos impulsionam a pensar em adquirir um meio alternativo mais econômico e eficaz, como a motocicleta.Outrossim recomendo alguns cuidados que podem ser observados e aplicados para evitar uma situação que pode provocar ou permitir um acidente 1) use sempre o farol da sua moto seja de dia ou de noite;há necessidade de ser sempre visível 2) não deve ficar ao lado, dentro da mesma faixa, de outro veículo; 3) não exceder a velocidade; 4) usar roupas claras, pois elas servem para que o motorista o veja, 5) usar sempre capacete com visor ou com óculos de proteção, luvas e calças 6) não faca manobras arriscadas, como “costurar” o trânsito, ultrapassagem pela direita, por exemplo 7) nunca, mas nunca mesmo, fique trafegando em ponto cego dos motoristas, olhe para o retrovisor dele e observe se ele o percebe; 8) em caso de receber uma fechada, não revide e nem responda as provocações,mostre sua educação e cortesia 9) cuidados com os buracos nas vias e seus remendos! 10) nunca misture álcool e direção e confira a documentação tomando cuidado para os prazos de licenciamento e do vencimento da validade de sua CNH ou permissão.Preste atenção também no transporte de menores em sua garupa.
A você condutor de motocicleta tenha em mente que realmente seu automotor facilita a travessia no trânsito pesado dos carros, ônibus e caminhões, todavia a fragilidade de sua máquina impõe a rigidez da condução em obediência às normas de trânsito e de segurança. Entenda que a sua aproximação rápida torna-se um fator surpresa que assusta e, muitas vezes, desequilibra emocionalmente motoristas e até mesmo pedestres, em particular crianças e idosos que se utilizam do passeio público e das regiões de cruzamento.

* articulista e membro fundador da Ong pela cidadania no Brasil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)