Cassilândia, Domingo, 23 de Abril de 2017

Últimas Notícias

03/04/2009 11:12

Artigo: "O cara" é... nosso

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves *

Nunca, jamais, um governante brasileiro teve a gama de elogios e afagos que Lula tem encontrado mundo afora, nos últimos tempos. Anteontem, o presidente Barack Obama disse gostar dele e afirmou, no sentido positivo, ser Lula "o cara". Para nosso orgulho, o retirante nordestino, que veio para o sul num pau-de-arara e chegou a conhecer a fome, é o maior exemplo de resistência, valor e progresso do homem brasileiro. A outrora desprezada "república de bananas" chegou, justamente durante o seu governo, à condição de oitava economia do mundo e hoje figura como um dos bastiões e exemplo de resistência à crise econômica mundial, entre outras vantagens.
Certo que os bons indicadores de hoje são conseqüências de décadas de trabalho de toda a sociedade - governos, empresariado, entidades e povo -, mas ninguém pode negar que Lula deu continuidade e implementou novos conceitos de Economia e a boa notícia veio durante o seu mandato. Que o seu carisma, sensibilidade política e senso de coordenação fizeram a sua ascensão à primeira magistratura do país. Há que se reconhecer também que o mundo de hoje é outro, a ponto de um negro ser o presidente dos EUA, situação inimaginável até a bem pouco tempo.
Inteligentemente, o próprio Lula procura minimizar os elogios que os governantes das maiores potências do mundo lhe dirigem. Mas é bom se precaver, pois essa notoriedade traz obrigações e a sugestão de comportamentos que jamais se cobraria de figuras obscuras. A partir do momento em que é considerado positiva e internacionalmente como "o cara", nosso presidente não pode, jamais, sofrer qualquer escorregão administrativo e muito menos político. Tem de tomar extremo cuidado ao conduzir sua sucessão - embora já tenha declarado que Dilma Roussef é sua pré-candidata - e precisa terminar o seu governo em alta. Os mesmo que o elogiam hoje certamente serão seus críticos (até carrascos) se, de alguma forma, utilizar o governo para macular o processo eleitoral ou se, por qualquer razão, seu governo vier a envolver-se diretamente em escândalos ou fizer algo que possa ferir a ética internacional.
Lula, já perseguido por ser "de esquerda" e hoje festejado pelos maiores líderes mundiais, tem de aproveitar o bom momento para remover obstáculos que nos prejudicam nas relações com as grandes economias. Não pode transigir na questão amazônica. Confirmar o seu prestígio trabalhando forte para quebra de barreiras protecionistas enfrentadas pelos nossos produtos. Lutar pelo fortalecimento do Mercosul e, principalmente, buscar a cooperação internacional para resolver o grande passivo social do Brasil que, apesar de sua pujança, ainda não consegue dar emprego, moradia, saúde, educação e o sustento para muitos de seus cidadãos, hoje submetidos às esmolas oficiais. É necessário garantir condições para que os assistidos de hoje caminhem com as próprias pernas no amanhã.
Na medida em que fizer isso, mesmo que o consiga apenas parcialmente, será "o cara", também para o povo brasileiro...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves *- dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
aspomilpm@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 22 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Sexta, 21 de Abril de 2017
11:00
Mundo Fitness
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)