Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/12/2009 00:15

Artigo: Lembranças de Viagens de Carlos Pulino

Carlos André Prado Pulino é médico oftalmologista em Cassilândia (MS)

Crianças nas escadas do teatro Ópera de Paris

O Ópera é o maior teatro lírico do mundo, com 11.000 m². Comporta mais de 2.000 pessoas e no seu palco podem estar cerca de 450 artistas. Foi construído entre 1.862 e 1.875, projeto de Garnier. Quem visita Paris, capital da França, não pode deixar de conhecê-lo: um local maravilhoso, um templo da cultura, com fachada belíssima, toda em arcos, ao qual se adentra através de uma ampla escadaria. Em seu suntuoso interior, adornado por mármores preciosos, podemos apreciar várias obras primas, como quadros de Carpeaux e Chagall.

No intervalo entre a apresentação de uma ópera e outra, o teatro costuma organizar exposições abertas ao público, dos trajes dos personagens usados pelos artistas. São riquíssimos trajes confeccionados por artífices há mais de 100 anos, expostos nas alas e escadarias do teatro.

Mas, numa das visitas, o que nos chamou a atenção, foi a presença de uma professora acompanhando crianças de idade entre 4 e 5 anos, todas em fila dupla, comportadas, ouvindo as explicações e olhando tudo o que ela apontava. Eles visitaram e observaram todas as dependências do teatro. Ao final, os pequeninos sentaram nas escadarias e fizeram desenhos das coisas mais importantes que viram enquanto a professora os orientava.

Ficamos observando aquela turminha tão jovem e lembramos de nossas crianças, de nossas filhas, e percebemos a que distância elas estão de uma cultura de primeiro mundo!

Aqui, no Brasil, a arte é estudada através de livros e fotografias, de modo bastante superficial. Lá, desde cedo, existe o hábito de se visitar museus e locais históricos, os estudantes mirins vivenciam e entram em contato direto com a cultura e a história, e isto, com certeza, é o que desenvolverá seu senso artístico, sua criatividade, e seu gosto pelas artes em geral, como pintura, arquitetura, escultura, música, teatro, e.t.c...

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)