Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/04/2008 06:56

Artigo: Ednaldo Socorro da Silva escreve sobre Ética

Ednaldo Socorro da Silva*

Ética é uma palavra de origem grega derivada possivelmente de duas palavras de grafias idênticas, porém de significado diferentes. A primeira palavra é ethos, com e curto, que quer dizer costume, enquanto que a segunda, também se escreve éthos, porém com e longo, e significa propriedade do caráter.

Nos dicionários encontramos também duas definições para a palavra ética: Na primeira - “Ética é o estudo do juízo de apreciação referente à conduta humana, sob ponto de vista do bem e do mal”. Na segunda - “Ética é o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.
Cerca de cinco séculos e meio antes da vinda de Cristo, a onda de genialidade fazia-se presente na China com um grande pensador chamado Confúcio. Ele influenciou a civilização chinesa na época com suas pregações de unidade e ética social, base da doutrina político-religiosa que ainda persiste nos dias atuais.
Importante civilização ocidental, a Grécia de Pitágoras, Heráclito, Arquimedes e, mais tarde de Sócrates e Platão também deixou marca profunda na maneira de pensar e agir da sociedade.
O estudo sobre a ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há mais de 25 séculos. Na atualidade seu campo de atuação ultrapassa o limite da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos, médicos, veterinários, agrônomos e muitos outros profissionais, estão desenvolvendo trabalhos estritamente ligados ao campo da ética.
Podemos então afirmar que ética é uma característica inerente à ação humana, e por esta razão é um elemento vital na produção da realidade social. É também a ciência que tem por objeto o estudo científico, filosófico teleológico sobre os costumes e as ações humanas, ou, em resumo, é o estudo do comportamento moral do homem ma sociedade.
Todo ser humano possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral" que mantém em constante avaliação e julgamento as suas ações, buscando conscientizar se elas são boas ou ruins, certas ou erradas, justas ou injustas.
O comportamento humano se classifica sob a ótica do certo ou errado, do bem ou do mal, muito embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com a matriz cultural que prevalece na sociedade num contexto histórico.
A ética está relacionada à opção e ao desejo de realizar a vida, mantendo com relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada na idéia do bem e da virtude, enquanto valores perseguidos por toda a humanidade, e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
A ética não é algo superposto à conduta humana, pois todas as reações pessoais envolvem uma carga moral. Idéias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, do permitido e do proibido determinam os limites da ação humana, estabelecendo a linha dos direitos e obrigações em toda sociedade.
Nas relações cotidianas sempre nos enfrentamos situações colocadas que dependem da nossa decisão, para as quais nos indagamos: Devemos sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que podemos mentir? Para ajudar alguém próximo, podemos ser omisso? Existe alguma ocasião em que seria correto atravessar um sinal de trânsito vermelho? Essas perguntas nos colocam diante de problemas práticos, que aparecem nas relações reais e efetivas entre indivíduos. São problemas cujas soluções, via de regra não envolvem apenas a pessoa que as propõe, mas várias outras pessoas poderão sofrer as conseqüências dessas decisões, conseqüências essas, que muitas vezes afetam toda uma comunidade.
Por definição ética é um conjunto de princípios e valores que orientam e norteiam as relações humanas. O primeiro código de ética a que temos notícia foram “Os Dez Mandamentos” difundidos pela igreja católica, que estabeleceram regras como: amar ao próximo como a si mesmo; não matarás; não furtarás; foram apresentadas como propostas fundamentais da civilização cristã.

A ética é ampla, geral e universal. É uma espécie de cimento na construção da sociedade, de tal forma que se existir um sentimento ético profundo a sociedade se mantém bem estruturada e organizada, quando esse sentimento é rompido essa mesma sociedade entra em processo de destruição.

Em verdade, falar de ética é muito mais fácil do que aplicar a ética, visto que, a mesma não pode ser imposta, uma vez que depende da adesão consciente de quem quer pautar a sua vida dentro dos princípios que são estabelecidos para um modo de viver, em prol do bem comum.

Apresentamos aqui definições sobre o conceito de ética, que visa cristalizar o entendimento da diferença com o conceito de moral, que usualmente confundem o entendimento da sociedade sobre ambas:
• Ética é princípio; Moral é aspecto de conduta específica;
• Ética é permanente; Moral é temporal;
• Ética é universal; Moral é cultural;
• Ética é regra; Moral é conduta da regra;
• Ética é teoria; Moral é prática.
Concluímos então, que etimologicamente ÉTICA e MORAL são palavras sinônimas.
Ao falarmos sobre ética, não poderíamos deixar de fazer referência para um tema atual em debate a nível mundial, cuja ética é parte fundamental das discussões, que é reformulação do futuro da medicina mundial, a partir dos avanços materiais da ciência e da tecnologia, que são as pesquisas com células- tronco.
Elas poderão trazer inúmeros benefícios à humanidade, como a cura de doenças até então tidas como incuráveis, além do avanço na perspectiva e qualidade de vida dos povos do planeta. Porém, existe a necessidade de estabelecer entre a sociedade e medicina cientifica parâmetros e limites para a sua aplicação.
A atuação do homem com base na ética pode levá-lo a conquistas extraordinárias, como, ocorreu na elaboração e promulgação da Constituição Federal de 1988, em cujo preâmbulo restou consagrados os princípios fundamentais da liberdade, igualdade e justiça, que são a cidadania, a dignidade da pessoa humana, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais, a eliminação dos preconceitos e de qualquer forma de discriminação.

Dessa forma, perguntamos: “Como podemos exercer nos direitos e obrigações, vivendo numa sociedade construída sobre esses pilares, sem praticarmos a ÉTICA”?

Que o grande arquiteto do universo a todos ilumine e guie!


Edinaldo S. Silva*
Cassilandense, advogado e executivo.
Cuiabá – MT.
edinaldossilva@yahoo.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)