Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Doenças Psiquiátricas, Tratamento e Prevenção

Por Jony Afonso - 20 de setembro de 2010 - 19:39

Cassilândia News
Cassilândia News

As informações cada vez mais velozes. Em tempo real. Guerras ao vivo, atentados terroristas, mudança climática, a água vai se esgotar. Em alguns anos vai faltar alimento no planeta. Todas estas informações, diariamente, nos noticiários, na internet, nos celulares, i-pods, em todos os meios de comunicações instantâneos que a tecnologia despeja nas prateleiras de nossa paciência todos os dias.

Fosse essa única função destes adoráveis instrumentos do mundo moderno, que nos permite saber onde estão nossos filhos enquanto trabalhamos, nos fornece instrumentos mais precisos de segurança pública, avança a medicina a um mundo futurista, dentre outras benesses. Tudo tem um preço.

Também desta maneira, nosso dia de trabalho fica mais longo. Nosso espaço de trabalho, assim como o ambiente, tornou-se virtual. O chefe nos encontra no banho, às dez da noite, na sexta feira, antes da balada. O cliente nos localiza, domingo ao meio-dia, almoçando, no apartamento da sogra. Chegamos em casa, e parecemos um psicótico “ouvindo vozes”, de tanto falar ao celular. Alguns, por garantia, têm dois. Privacidade, não existe mais. Jornada de trabalho então é conceito pré-histórico desde que inventaram o e-mail!

Mas é fato que devemos nos adaptar a um mundo competitivo, dinâmico, veloz, e responder a essas exigências, mantendo-nos saudáveis. Eis o grande dilema, para trabalhadores e empresários, já que a Organização Mundial de Saúde estima que em 2020, a segunda doença mais incapacitante no mundo todo será uma doença psiquiátrica: a depressão, que atualmente já é a quarta.

Chegou a hora de todos nós, discutirmos seriamente as doenças psiquiátricas, como são, ou seja, uma patologia, que tem seus fatores que a originam e desencadeiam, que tem tratamento, e mais importante, tem como prevenir. Chegou a hora de falarmos em saúde mental. Saúde mental no ambiente de trabalho. Conversarmos sob a ótica da ciência, e o que pode ser feito por trabalhadores e empresários, para que juntos, possamos diminuir o efeito desta mazela social que assola nosso mundo moderno. Diminuir sim, pois ela já se encontra entre nós, basta olharmos ao lado. A responsabilidade é de todos, pois já estamos pagando o prejuízo.

(obs: autorizada a reprodução parcial ou integral do artigo desde que citadas a fonte e o autor. Mais informações escreva para [email protected])

SIGA-NOS NO Google News