Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo do prof. Rosildo Barcellos - O preço sem valor

Prof. Rosildo Barcellos* - 23 de maio de 2007 - 06:56

O recrudescimento das igualdades e a justa utilização das verbas públicas, reduzindo-se a burocracia, a corrupção e o desperdício são processos fundamentais para o combate à pobreza e à violência no Brasil que são mazelas que precisamos enfrentar. Neste contexto, não é difícil percebermos que vivemos em um período único na história do Brasil . Somos testemunhas de uma era de enormes carências de conhecimento, afetividade e espiritualidade. Nossa sociedade está dominada por princípios voltados quase que exclusivamente para o lucro e a manipulação pelo poder político, social, econômico, religioso e interpessoal.
Nunca em nossa história o valor econômico sobrepujou tantos aspectos da existência humana. É fato que, em nossa sociedade de consumo, sabemos o preço de tudo que nos cerca, mas não sabemos o valor de quase nada. O próprio conforto material não tem sido alavanca suficiente para a busca da felicidade.Faltam as verdadeiras amizades...faltam os verdadeiros laços familiares...falta Deus.Percebemos enfim, a ausência de referenciais interiores se relaciona a muitas das patologias sociais que testemunhamos no Brasil, e no mundo, como o aliciamento dos jovens pelas drogas e os índices alarmantes de violência crescente.
Por esse motivo,assim como a estética está relacionada com a construção do belo, com a busca da perfeição na arte, a ética está relacionada à busca da perfeição na convivência social. E quando se fala em ética na convivência social estamos definindo o conceito de cidadania. Aliás, ouso dizer, que ética e cidadania são palavras de um mesmo cerne. A convivência e a interação entre os diversos indivíduos impõem limites à liberdade. O cidadão ético é aquele que conhece os seus direitos e os direitos dos outros e sabe que algumas coisas tem de ser feitas ou ditas ou efetivadas para que todos possam usufruir de um bem estar maior
A banalização dos valores culturais nacionais, a cultura de massa e a conseqüente alienação, a desesperança diante da ausência de futuro forma a contracultura da globalização. O que pensar dessas coexistências, o que elas significam? Como orientar nossas ações sem desconsiderar o quanto de contradições e oportunidades existem nelas? Penso, em primeiro lugar, que não devemos nos apressar a responder essas questões, nem trata-las como diferenças instransponíveis ou, menos ainda, negar sua existência. Essas coexistências evocam muito mais perguntas do que nos oferecem oportunidades de respostas; mas, com certeza, abrem um espaço fundamental de convivência e tolerância que ainda precisa ser bastante conhecidas e exploradas.
Hão de concordar que é muito fácil alguém vir,usar nosso nome e dizer que fazemos coisas erradas ou simplesmente pegar um trecho de nossa fala e não o contexto histórico e situacional.Desta forma essa avalanche de notícias sobre corrupção e essa seqüência de denuncismos que pessoas e instituições estão passando podem ser extremamente prejudiciais se não forem devidamente objetivadas e adjetivadas. Não se podem jogar nomes ao vento e não bastam retratações e desculpas.Parecer não é sinônimo de ser. É muito difícil fazer o papel voltar a ser liso depois de amassado.

*articulista e conselheiro da Asnarf

SIGA-NOS NO Google News