Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/09/2004 14:47

Artigo: Cuidados no uso das plantas medicinais

Anamari Viegas de Araujo Motomiya – UEMS/Agronomia/Cassilândia
Cassilândia NewsCassilândia News

A utilização de plantas medicinais deve ser realizada com critérios e cuidados. Segundo Martins et al. (2003), para a utilização correta, deve ser identificado o problema a ser tratado, escolhendo adequadamente a planta aser utilizada e o modo de preparo. Muitas plantas podem apresentar efeitos tóxicos, sendo aconselhável o uso daqueles que têm seus efeitos bem conhecidos, com dosagens moderadas.
As plantas frescas, com mau aspecto não devem ser utilizadas e, quando secas, não devem apresentar sinais de deterioração como o mofo. Não utilize plantas localizadas próximas às lavouras onde são utilizados agrotóxicos, ou próximas às estradas, pois podem estar contaminadas com poeira e gases liberados pelos escapamentos dos automóveis. A colheita deve ser realizada preferencialmente pela manhã, em dia seco e ensolarado.
O preparo do material influencia na sua eficiência. Por exemplo, algumas flores e inflorescências devem ser preparadas por infusão e não por decocção (cozimento), para preservar seus princípios ativos. Os chás devem ser utilizados no mesmo dia do preparo e não devem ser guardados de um dia para outro.
Da mesma forma, misturas de ervas devem ser evitadas, e uma planta recomendada para exclusivamente para uso externo não deve ser administrada internamente, como o confrei.
Não utilize plantas medicinais durante a gravidez, especialmente nos três primeiros meses, pois isso pode ser prejudicial ao bebê!

Adaptado de:
Martins, E. R. et al. Plantas medicinais. Viçosa: UFV, 2003

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)