Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/01/2010 05:35

Artigo: Como Fazer Entrevista de Seleção

Soeli de Oliveira

A entrevista é uma das fases mais importantes do processo de recrutamento e seleção para identificar a pessoa certa. Conhecer melhor um candidato antes de contratá-lo certamente previne uma série de dores de cabeça no futuro. Um dos grandes riscos é a entrevista improvisada ou transformada em uma conversa social.



O local deve ser tranqüilo, sem ruídos, bem iluminado e ventilado. Evite interrupções durante a entrevista. Coloque o seu celular no modo silencioso. Defina o tempo previsto para a entrevista. Leia o currículo antes de conversar com o candidato. Anote o que irá perguntar ou deseja esclarecer. Quando você não faz as mesmas perguntas para todos os candidatos fica difícil perceber as diferenças entre eles. Marque entrevistas com intervalos de tempo razoáveis que permitam a anotação das impressões, após a saída de cada entrevistado. Durante a entrevista, vá confirmando cada um dos pontos do currículo e anote os comentários do candidato sobre a experiência que ele adquiriu. Caberá ao entrevistador avaliar se as respostas são interessantes para as características e necessidades da empresa. São elas:



Fazer



Fale sobre o negócio e as atividades a serem executadas. Informe-o sobre as atividades e horários. Questione sua opinião sobre elas, analise se ele se encaixa neste perfil e se gostaria de executá-las.



Saber - Experiência profissional e a formação.



Como iniciou na última empresa? Qual o motivo da sua saída? Descreva suas atividades chaves na empresa anterior. Quais as atividades que mais gostou e que mais desagradou nas últimas empresas que trabalhou? Quais suas expectativas no campo profissional?

Por que o interesse pela nossa empresa? O que é mais importante para ter sucesso no cargo proposto? O que está fazendo ou pretende fazer para seu desenvolvimento pessoal e profissional?



Ser - Conhecendo um pouco da personalidade.



Quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Fale sobre duas ou três características do seu modo de ser com as pessoas e com o trabalho. Como você reage à pressão? Quais aspectos deseja melhorar em você? O que espera de quem trabalha com você?



Conviver – Atitudes de convivência esperadas.



Deixe claro os valores da empresa. Fale sobre o que a empresa espera dele no dia-a-dia no relacionamento com clientes e colegas. Sem normas não é possível sobreviver, competir e crescer. Só existe uma equipe quando os objetivos são comuns.



Após a entrevista



Anote tudo o que percebeu sobre o candidato e atribua-lhe uma nota. Essas anotações lhe ajudarão a fazer a escolha mais tarde.



O bom desempenho do candidato durante a entrevista não elimina a necessidade de consultar as referências por onde ele passou para validar ou não a sua experiência.



Quem for escolhido merece os parabéns e uma mensagem de “Bem-vindo a bordo!”

Quem não for selecionado merece todo o respeito e atenção - mande um telegrama/e-mail, ou telefone agradecendo a participação. Guarde bem os currículos dessas pessoas junto com suas anotações; eles podem ser valiosos no futuro.



Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento do Instituto Tecnológico de Negócios - e-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)