Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/10/2011 15:54

Artigo: As revelações do Enem

Rosildo Barcellos

A idéia de realizar um exame de âmbito nacional que pudesse ser utilizado como critério para acesso às universidades brasileiras não é nova: sua implementação também remonta à última década do século passado. Durante muitos anos o Ministério da Educação – MEC, insistiu persistentemente com as universidades para que adotassem o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como forma de acesso ou, pelo menos, como um dos critérios a serem considerados complementarmente aos seus métodos tradicionais de seleção buscando vislumbrar as competências e habilidades de alguém que esteja interessado em ingressar no ensino superior.
Busquei algo que pudesse sustentar essa visão e encontrei na revista do Enem um encarte que inclui uma parte intitulada \\\"Matriz de Competências e Modalidades\\\", com as seguintes definições desses conceitos:
\\\"Competências são modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer\\\".
\\\"Habilidades são especificações das competências estruturais em contextos específicos, decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio de ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências\\\".

A partir disto minhas dúvidas aumentaram quando tentei descobrir quais as revelações do Enem, posto que entre as batalhas jurídicas,vazamentos de gabarito e de questões,os prazos de validade do certame; estão também a preocupação do custo de tudo isso para o país. Destarte,o resultado apresentado já era o esperado: Escolas particulares no cume da pirâmide. Estive visitando uma das mais bem conceituadas e que está no topo do ranking no Centro Oeste. Observei que a diretriz é ensinar com responsabilidade e disciplina. De 20 professores renomados, 9 são exclusivos, as aulas em período integral são de 90 minutos e há reforço em conteúdos como interpretação de textos, raciocínio lógico e a implantação de disciplinas como Geopolítica e Atualidades. E não param de pensar em vanguarda pretendendo incluir a disciplina de Trânsito e Cidadania para 2012.
Evidentemente que tendo ferramentas importantes ao seu redor há uma facilitação do entendimento,mas o importante é perceber que desenvolver as competências e habilidades de cada um estão nas mãos de cada indivíduo,buscando no seu pequeno mundo encontrar a mola propulsora para a vida.

Na verdade, o segredo não é segredo. O estilo do Bionatus é tradicional, quadro giz,professores atenciosos, apostila específica e vontade de servir.Ou seja,o estudante do campo e período integral aliado a prática na atividade fim pode ser uma luz no fim do túnel para o nosso futuro agrícola,principalmente para Mato Grosso do Sul que inicia seus passos para a industrialização. Entretanto a essência de tudo ainda continua na família e no ideal de ser alguém, ter uma profissão e auxiliar ao próximo através de sua carreira. Quanto ao Enem, resolvi algumas questões encaminhadas por alunos e encontrei alguns equívocos além de discordar do gabarito oficial por duas questões; mas acredito que ele seja ainda importante. É uma pena que ele escancara a situação educacional que estamos vivenciando,atualmente, neste nosso imenso país.
*Articulista

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)