Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo - Advento: tempo de preparação interior

Terezinha Tagliaferro, de Malta - 30 de novembro de 2011 - 07:18

Ja estamos em dezembro, ja começamos a nos preparar para a vinda do Messias ,o Salvador.

Domingo, dia 27 de novembro, iniciou o ano novo liturgico, com o inicio do “ Tempo do Advento”.

Como viver plenamente este tempo do advento? A predisposiçao exterior é aquela de dar mais espaço ao silencio, a oraçao, a comtemplaçao.

Nao é possivel diminuir nossos compromissos de trabalho,mas se pode diminuir o barulho da TV e outras coisas, e assim entrar em clima de viver mais a interioridade.Procurar fazer algum tipo de sacrificio,deixando de fazer muita coisa que gostamos e até controlar melhor as coisas que fazemos por habitude e que na verdade nao deveriam nem ser feitas; sao fraquezas que no decorrer dos tempos, devemos nos corrigir.E preciso fazer revisao e colocar ordem na nossa casa interior.Este é o tempo propicio para isto.

O advento se presta a começar a dar sentido concreto a esse Novo Ano de Fé, e no centro do advento tem propriamente a Fé de Maria, dos Pastores e dos Magos.

O advento so tem sentido quando revivemos a expectativa da vinda de Cristo.Esta expectativa tem a duraçao de 4 semanas.Durante estas 4 semanas a liturgia da igreja nos preparou um caminho de aproximaçao que se intensifica a medida que vamos chegando perto da data do nascimento do nosso querido Menino Jesus.No inicio, a liturgia apresenta textos do profeta Isaias, que anunciava a vinda do Salvador, muitos anos antes.Depois no segundo e terceiro domingo a figura central é Joao Batista, que é ja o precursor do Senhor,e portanto, nos aproximamos um pouco mais.O ultimo domingo é dominado pela figura de Maria, que é a melhor companhia de viagem durante o advento porque ela viveu esse tempo como toda mae, na eminencia do parto, com muita interioridade, intesidade e muita ternura.

Portanto, Maria pode ajudar-nos , certamente, a andar ao encontro com Cristo com o coraçao cheio de amor, fé e muita confiança.

Desejo a todos voces um Bom Advento.Apos as 4 semanas de praticar algum tipo de sacrificio, a festa do nascimento do Menino Jesus tera mais sentindo porque seremos consciente de que Ele é na realidade nosso unico Caminho, Verdade e Vida.





Escrevi este artigo baseando num texto do Frei Ranieri Cantalamessa ( pregador do Papa)





Terezinha de Jesus Tagliaferro

SIGA-NOS NO Google News